Secretaria Municipal de Educação

01/10/2015 - Educação
Surfe e literatura de cordel são temas de projeto Nota 10
Este e outros quatro trabalhos foram selecionados pela SME

foto/divulgação: Gabriel Valentim

Projeto Literatura de Cordel – Inspirado no Documentário \'Fábio Fabuloso\'

Produção de animações em stop motion, utilização de bolas de futebol para aprender matemática, surf e literatura de cordel, contação de histórias e conscientização sobre abandono e maus tratos de animais. Com essas temáticas, cinco projetos realizados na rede municipal de ensino de Florianópolis foram eleitos vencedores do Prêmio Professor Nota 10. A iniciativa, que se encontra na quarta edição, é promovida pela Secretaria de Educação da Capital em parceria com a Câmara de Vereadores.

 

Além de conceder medalha e diploma, o Nota 10 vai permitir aos vencedores a participação gratuita em feira, seminário, congresso ou evento similar na área da Educação em território nacional. A solenidade de premiação será realizada no dia 20 de outubro na Câmara de Vereadores. Na ocasião, os contemplados da edição de 2014 também serão homenageados.

 

Na área da educação infantil os vencedores foramMarilyDilamar da Silva, da Creche Hermenegilda Carolina Jaques, e Eliane Brusco das Chagas de Oliveira, do NEI Maria Salomé dos Santos. No ensino fundamental, ganharam Barbara da Silva Borges, da Escola Mâncio Costa; Diane Schlieck, Escola Intendente Aricomedes da Silva; e Juliana Cordeiro Maggessi, da Escola Dilma Lúcia dos Santos.

 

A condecoração é uma forma de reconhecer o trabalho dos professores que se empenham na melhoria da qualidade da educação, seja na realização de experiências educativas, inovadoras e transformadoras, seja na atuação do atendimento aos alunos, ou na representação dos valores da prefeitura, como respeito aos servidores, comportamento ético e capacidade profissional. Foram aceitos trabalhos nas modalidades individual e coletiva.

 

Stop motion na EBIAS

 

Animações em stop motion renderam nota 10 à professora Diane Schlieck, da Escola Básica Intendente Aricomedes as Silva, na Cachoeira do Bom Jesus.Com alunos do 7° e 9° anosidealizou o projeto “Animação: Criando relações significativas com o conhecimento por meio da técnica Stop Motion”. O trabalho consiste em colocar imagens em sequência para dar ideia de movimento. Os estudantes produzem os roteiros, capturam as imagens ou fazem desenhos e ficam responsáveis pela edição. “Minha intenção foi estimular o interesse pela linguagem de animação, assim como a criatividade e o aprimoramento da escrita. Tudo isso, através de uma atividade diferenciada através da tecnologia”, conta Diane.

 

Futebol e matemática

 

Utilizando as bolas de futebol das Copas do Mundo de 1950 a 2014, a professora Barbara da Silva Borges, da Escola Básica Municipal Mâncio Costa, no Ratones, foi uma das selecionadas do Professor Nota Dez ao ensinar matemática de uma forma diferenciada. A educadora buscou dar significado ao que os alunos aprendem e relacionar isso com o mundo no qual eles vivem. Com auxílio dos conceitos de geometria, os estudantes confeccionaram as bolas estudadas. “O projeto surgiu durante a Copa de 2014. Vi a oportunidade de aliar a matemática ao futebol, que é o esporte preferido dos alunos e do brasileiro em geral”, explica Barbara.

 

Eu conto, tu contas

 

Elaine Brusco, do Núcleo Municipal de Educação Infantil Maria Salomé, no Sambaqui, ganhou o prêmio com o projeto “Eu conto, tu contas, eles contam: minha história, minha cultura, meu mundo”. Desenvolvido com crianças de 5 e 6 anos, o projeto abordou a diversidade existente no país.Apresentou questões relativas à cor da pele, à condição social e financeira, valores morais, direitos, condições físicas e mentais, a constituição das famílias, manifestações culturais, a convivência do homem com o meio ambiente e a natureza.

 

Conforme e educadora, entre culinária, brincadeiras, danças, histórias, passeios, e pesquisas, o projeto buscou fortalecer a identidade, a autonomia, a autoestima e o espírito crítico das crianças, propondo a reflexão infantil, associada à imaginação, fantasia e curiosidade.

 

Patas e pelos


Na Creche Hermenegilda Carolina Jaques, localizada no Ratones, a professora MarilyDilamar da Silva realizou um trabalho que conscientiza a criançada acerca dos cuidados que devemos ter com os animais. Intitulado “Patas & Pelos – Prevenção ao Abandono e Maus Tratos aos Animais”, o trabalho abordou questões como alimentação, higiene e saúde dos animais de estimação. O que motivou Marily foi o grande número de animais abandonados. “Quis trabalhar isso em sala e ensinar às crianças que devemos cuidar bem dos bichos dos quais eles tanto gostam. A vida de qualquer ser deve ser preservada e respeitada” .

 

Fábio Fabuloso

 

A Escola Dilma Lucia dos Santos, na Armação do Pântano do Sul, também possui uma professora nota dez. Juliana Cordeiro Maggessi idealizou o projeto “Literatura de Cordel – Inspirado no Documentário ‘Fábio Fabuloso’”, que visa incentivar a leitura e a produção escrita, oportunizando o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, como autoestima, criatividade e autonomia dos estudantes do Apoio Pedagógico. A educadora faz uso dos gêneros textuais biografia e poesia de cordel como recurso para debater cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental.

 

Os alunos assistiram ao documentário “Fábio Fabuloso”, que retrata a vida do esportista e realizaram vários trabalhos referentes ao tema. Fabio foi até a unidade e contou diversos causos de sua trajetória no surfe.

 

“Eu já havia assistido ao filme e vi que casava muito bem com o perfil dos alunos. A partir daí pude trabalhar isso em sala, tornando o apoio pedagógico mais atrativo”, comenta Juliana.

 

Projetos selecionados

PROJETO

AUTOR

UNIDADE

Animação: Criando relações significativas com o conhecimento por meio da técnica Stop Motion.

DIANE SCHLIECK

 

E. B. Intendente Aricomedes da Silva

 

Construção da bola de futebol – Contextualizando a Matemática

BARBARA DA SILVA BORGES

 

E. B. Mâncio Costa

 

Eu conto, tu contas, eles contam: minha história, minha cultura, meu mundo.

ELIANE BRUSCO DAS CHAGAS DE OLIVEIRA

 

NEI Maria Salomé dos Santos.

 

Literatura de Cordel – Inspirado no Documentário “Fábio Fabuloso”

JULIANA CORDEIRO MAGGESSI

 

E.B. Dilma Lúcia dos Santos

 

Patas & Pelos – Prevenção ao Abandono e Maus Tratos aos Animais

MARILY DILAMAR DA SILVA

 

Creche Hermenegilda Carolina Jaques

 


galeria de imagens