Secretaria Municipal de Educação

01/10/2015 - Educação
Turma da EBIAS produz filmes em stop motion
Projeto foi um dos selecionados do Prêmio Professor Nota 10

foto/divulgação: Divulgação

Alunos criaram roteiros e produziram as imagens

Está sendo realizado na Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira do Bom Jesus, o projeto “Animação: criando relações significativas com o conhecimento por meio da técnica Stop Motion”. A iniciativa envolve os alunos do 7º ano e do 9º ano da educação integral nas aulas de Tecnologia Educacional com a professora Diane Schlieck e foi uma das selecionadas no Prêmio Professor Nota 10. A condecoração é promovida pela Secretaria de Educação de Florianópolis em parceria com a Câmara de Vereadores.

 

Os estudantes montam o roteiro, produzem as imagens e também ficam encarregados da edição. Para produzir as animações, serão utilizados desenhos, massa de modelar e bonecos.

 

O projeto tem como objetivo apresentar os alunos aos fundamentos de criação, planejamento e da produção de filmes, despertando o interesse pelo universo da linguagem de animação. Busca ainda incentivar a criatividade, escrita coesa e coerente e o trabalho em equipe de uma forma diferenciada através do uso da tecnologia.

A técnica stop motion consiste em colocar imagens em sequência, que, quando reproduzidas, dão ideia de movimento. Os modelos, que podem ser massinhas de modelar, bonecos ou desenhos, são fotografados em diferentes poses. Filmes como O Estranho Mundo de Jack (1993) e A Fuga das Galinhas (2000) foram feitos com esta técnica.

 

O prêmio

 

Além de conceder medalha e diploma, o Nota 10 vai permitir aos vencedores a participação gratuita em feira, seminário, congresso ou evento similar na área da Educação em território nacional. A solenidade de premiação será realizada no dia 20 de outubro na Câmara de Vereadores. Na ocasião, os contemplados da edição de 2014 também serão homenageados.

 

A condecoração é uma forma de reconhecer o trabalho dos professores que se empenham na melhoria da qualidade da educação, seja na realização de experiências educativas, inovadoras e transformadoras, seja na atuação do atendimento aos alunos, ou na representação dos valores da prefeitura, como respeito aos servidores, comportamento ético e capacidade profissional. Foram aceitos trabalhos nas modalidades individual e coletiva.