Secretaria Municipal de Educação

26/11/2015 - Educação
SME promove solenidade para medalhistas da Olimpíada de Astronomia
Evento será realizado nesta sexta-feira na Escola Herondina Medeiros, em Ingleses

foto/divulgação: SME

Medalhistas de ouro da EBM Herondina Medeiros Zeferino

Cinco estudantes da rede municipal de ensino vão receber medalhas de ouro da XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. Gabriel Vieira Flores, Raiani Ferrari Santos, Isabela Sabino Garcia, Maicon Davi Vieira e Felipe de Oliveira são alunos da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, e obtiveram pontuação maior que 8.81 na prova, tendo direito à premiação mais alta. O teste envolveu conhecimentos sobre movimentos da terra, sistema solar, constelações, satélites, cometas e asteroides. A unidade também ganhou quatro medalhas de prata e quatro de bronze.

 

A Escola Osmar Cunha, de Canasvieiras, conquistou três medalhas de prata e duas de bronze. As escolas Maria Conceição Nunes, Rio Vermelho, José Amaro Cordeiro, Morro das Pedras e João Francisco Garcez, Canto da Lagoa, ganharam para as suas unidades medalhas de bronze.

 

No total, 23 alunos, de cinco estabelecimentos de ensino, serão condecorados nesta sexta-feira. A solenidade conjunta de entrega de medalhas ocorrerá na Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, às 15h.

 

A prova

 

As provas são divididas em quatro níveis. O primeiro é destinado aos pequenos dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino fundamental. A segunda, aos estudantes dos terceiros e quartos anos. A terceira engloba alunos do sexto ao nono ano e a quarta é correspondente ao ensino médio.

 

Os participantes que tiram notas superiores a 8.81 ganham medalha de ouro. Pontuações entre 8.13 e 8.80, rendem medalhas de prata. Já as de bronze foram entregues aos estudantes que marcaram 7.65 a 8.12 na prova de dez questões. Os assuntos abordados variaram de acordo com o nível e vão de pontos cardeais, atmosfera e sistema solar até leis de Kepler, ondas e campos magnéticos da terra.

 

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica entre os alunos.

 

Medalhas de Ouro- Escola Herondina Medeiros Zeferino

Gabriel Vieira Flores

Raiani Ferrari Santos

Isabela Sabino Garcia

Maicon Davi Vieira

Felipe de Oliveira

 

Medalhas de Prata- Escola Herondina Medeiros Zeferino

Alana Alves dos Santos

Augusto Schneider Marques

Carolina Macedo Santos

Gabriela Zimer de Cerqueira Cézar

 

Medalhas de Bronze - Escola Herondina Medeiros Zeferino

Jonathan Duarte Canes

Julio Cesar Veloso Kersting

Danielly Barros Valenzuela

Paulo Ivo Leonardo Pinheiro Medeiros

 

Medalhas de Prata – Escola Osmar Cunha

Gabriel da Cunha Avila

Emanuella Lima Silveira

Isabela Rocha de Faria

 

Medalhas de Bronze – Escola Osmar Cunha

Lícia Brum Gonçalves

Natalia Muhlemberg Araújo

 

Medalha de Bronze – Escola José Amaro Cordeiro

Rafaela Ganzo

 

Medalha de Bronze – Escola Maria Conceição Nunes

Luiz Eduardo da Silva

Beatriz Gaudio Ruiz Pagliuso

Julio Cesar Bion Rodrigues

 

Medalha de Bronze – Escola João Francisco Garcez

Pedro Arthur Furtado Sobelman


galeria de imagens