Secretaria Municipal de Educação

27/11/2015 - Educação
Educação é ouro, prata e bronze na Olimpíada de Astronomia
Solenidade de entrega de medalhas ocorreu nesta sexta-feira na Escola Herondina Medeiros Zeferino

foto/divulgação: EBM Herondina Medeiros Zeferino

Estudantes da EBM Herondina Medeiros Zeferino receberem medalhas de ouro, prata e bronze.

Gabriel Vieira Flores, estudante do nono ano da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, no bairro Ingleses, sempre teve interesse em estudar o universoe várias dúvidas sobre o tema permeavam sua mente. Em 2015, participou do curso promovido na unidade para preparar os alunos para a XVIII Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Não imaginava que a experiência faria com que ele passasse a ver o mundo em que vive de um jeito diferente. “Foi uma experiência única estudar astronomia com muita risada e aprendizado”, relata Gabriel, que conquistou medalha de ouro.

 

Os colegas deGabriel, Raiani Ferrari Santos, Isabela Sabino Garcia, Maicon Davi Vieira e Felipe de Oliveira também receberam medalhas de ouro.

 

A rede municipal de ensino teve cinco unidades premiadas: Herondina Medeiros Zeferino, Osmar Cunha, José Amaro Cordeiro, Maria Conceição Nunes e João Francisco Garcez. Foram 23 os medalhistas, sendo sete de prata e 11 de bronze, além dos cinco de ouro.

 

A solenidade de premiação ocorreu nesta sexta-feira na Escola Herondina Medeiros Zeferino e contou com a presença do secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz. “O resultado foi muito positivo e todos estão de parabéns. Mesmo os que não tenham recebido medalhas, por continuarem na busca por conhecimento.”, manifestou-se Rodolfo.

 

A olimpíada envolveu conhecimentos sobre movimentos da terra, sistema solar, constelações, satélites, cometas e asteroides.

 

É bicampeão

 

Felipe de Oliveira recebeu a condecoração mais alta em 2014 e repetiu o feito neste ano. O aluno do nonoano conta que o curso preparatório para a prova, com o professor Adolfo Stotv, do Grupo de Estudos de Astronomia (GEA) da Universidade Federal de Santa Catarina, o ajudou na hora de responder as questões. “Pretendo encontrar o professor Adolfo e dizer que ainda lembro da emoção de ver a lua pela primeira vez e que me recordo com carinho das nossas aulas.”

 

Raiani Ferrari é aluna do oitavo ano e comemora a medalha de ouro obtida. “Agora sei como esse universo imenso funciona e posso dizer que valeu a pena.”

 

Uma bela surpresa

 

Na Escola Herondina Medeiros Zeferino já haviam sido realizadas atividades referentes ao tema. Os alunos visitaram o planetário da Universidade Federal de Santa Catarina, produziram maquetes, confeccionaram um relógio de sol, além de terem assistido a vídeos sobre o assunto.

A professora Roberta Zimmer de Cerqueira Cézar se surpreendeu com o interesse dos estudantes. “Antes das aulas eles sempre me questionavam sobre o que iríamos trabalhar. A aceitação pelo tema foi grande”.

 

 

O mundo em que viemos

 

Marlene Rocha Backes, assessora Pedagógica da Diretoria de Ensino Fundamental da SME e coordenadora da OBA na rede,comenta o grandeinteresse dos alunos pelo tema e a importância disso. “É muito bom ver eles aprendendo mais sobre o mundo em que vivem e o empenho deles está refletido no resultado obtido.”

 

A Escola Osmar Cunha, de Canasvieiras, conquistou três medalhas de prata e duas de bronze. As escolas Maria Conceição Nunes, Rio Vermelho, José Amaro Cordeiro, Morro das Pedras e João Francisco Garcez, Canto da Lagoa, ganharam para as suas unidades medalhas de bronze.

 

A prova

 

As provas são divididas em quatro níveis. O primeiro é destinado aos pequenos dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino fundamental. A segunda, aos estudantes dos terceiros e quartos anos. A terceira engloba alunos do sexto ao nono ano e a quarta é correspondente ao ensino médio.

 

Os assuntos abordados variaram de acordo com o nível e vão de pontos cardeais, atmosfera e sistema solar até leis de Kepler, ondas e campos magnéticos da terra.

 

A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica entre os alunos.

 

 

Medalhas de Ouro- Escola Herondina Medeiros Zeferino

Gabriel Vieira Flores

Raiani Ferrari Santos

Isabela Sabino Garcia

Maicon Davi Vieira

Felipe de Oliveira

 

 

Medalhas de Prata- Escola Herondina Medeiros Zeferino

Alana Alves dos Santos

Augusto Schneider Marques

Carolina Macedo Santos

Gabriela Zimer de Cerqueira Cézar

 

 

Medalhas de Bronze - Escola Herondina Medeiros Zeferino

Jonathan Duarte Canes

Julio Cesar Veloso Kersting

Danielly Barros Valenzuela

Paulo Ivo Leonardo Pinheiro Medeiros

 

 

Medalhas de Prata – Escola Osmar Cunha

Gabriel da Cunha Avila

Emanuella Lima Silveira

Isabela Rocha de Faria

 

 

Medalhas de Bronze – Escola Osmar Cunha

Lícia Brum Gonçalves

Natalia Muhlemberg Araújo

 

 

Medalha de Bronze – Escola José Amaro Cordeiro

Rafaela Ganzo

 

 

Medalha de Bronze – Escola Maria Conceição Nunes

Luiz Eduardo da Silva

Beatriz Gaudio Ruiz Pagliuso

Julio Cesar Bion Rodrigues

 

 

Medalha de Bronze – Escola João Francisco Garcez

Pedro Arthur Furtado Sobelman