Secretaria Municipal de Educação

13/04/2016 - Educação
Município ganha unidade de educação infantil
NEI Maria Elena da Silva é responsável por 161 crianças

foto/divulgação: Luzia Vidal/Jornal Conexão Comunidade

São atendidas na unidade 161 crianças.

O Núcleo Municipal de Educação Infantil Maria Elena da Silva, nos Ingleses, foi oficialmente inaugurado na manhã desta quarta-feira. Agora, sobe para 89 o número de unidades de educação infantil sob a responsabilidade da Secretaria de Educação da Capital.

 

A instituição, que atende 161 crianças, em tempo parcial, funcionava como um anexo do Núcleo de Educação Infantil Gentil Mathias. Com três salas inicialmente, foram construídas mais duas, com banheiro conjugado, para atender ao público atual. Antes, o Núcleo era responsável por apenas 65 crianças.

 

Também foram construídos um depósito e lavanderia, além de uma passarela coberta para interligar a instituição.

 

As melhorias custaram aos cofres públicos R$ 245 mil.

 

O secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, esteve presente na inauguração representando o prefeito Cesar Souza Junior. “As melhorias nesse espaço são para todas as crianças. Nosso objetivo é que elas sejam atendidas sempre com segurança e conforto”, salientou.

 

A diretora Denize Sueli de Oliveira destacou que conta com o apoio da comunidade para preservar o ambiente e criar uma série de atividades que enriqueçam o dia a dia do NEI. “Somos uma família, somos todos responsáveis pelo bem-estar desse espaço”.

 

Emoção que comove

 

O nome da unidade é uma homenagem à professora Maria Elena das Silva, que morreu em 1994. Ela se aposentou pelo Estado em 1993. Foi presidente do primeiro grupo de idosos dos Ingleses, o ‘Esperança e Amor’. Também foi membro do Grupo de Apostolados da Oração da Igreja Sagrado Coração de Jesus.

Vinda de uma família simples da região dos Ingleses, Norte da Ilha, desde muito jovem o amor pelas crianças e a vontade de estudar alimentou um único sonho: ser professora. Desde o principio, ela passou por imensas dificuldades para realizar esse objetivo. Mas foi em 30 de julho de 1968, aos 20 anos, que entrou pela primeira vez em uma sala de aula.

 

Vista sempre como uma mulher solidária, participativa e sorridente, é lembrada com carinho por amigos e familiares, que marcaram presença em peso no evento.

 

Dedicação e trabalho

 

“Minha mãe sempre foi uma pessoa incrível. Era amada por todos. Essa homenagem é um reconhecimento de toda dedicação e trabalho dela com as crianças da região”, disse o filho mais velho de Maria Elena, Cristiano. A irmã de Maria, Madalena, a amiga Tânia, a prima Elisabeth e a nora Sandra, também estavam presentes.

 

Dona Horandina ficou emocionada ao ver a placa oficial da instituição com o nome da cunhada. “Ela era uma irmã pra mim. Nossa sintonia era forte. Estive com ela nos últimos dias de vida e sei que hoje ela deve estar sorrindo no céu”.

“A Maria era uma mulher forte e batalhadora. Sua marca registrada eram os cabelos curtos e o sorriso. A sala de aula foi uma segunda casa”, relembrou Tânia, que trabalhou com Maria Elena na Escola Básica Estadual Intendente José Fernandes.


galeria de imagens