Secretaria Municipal de Educação

13/04/2016 - Educação
Dia da Família na Escola é celebrado na rede
Pais, familiares e alunos participam juntos de atividades nos estabelecimentos de ensino

foto/divulgação: EBM Adotiva Liberato Valentim

Café Literário na EBM Adotiva Liberato Valentim.

Unidades da rede municipal de ensino da Capital estão comemorando o Dia Estadual da Família na Escola. Atividades que visam à interação entre pais, responsáveis, professores e alunos estão sendo promovidas. É o caso das escolas Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, e Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho.

 

A portaria nº 009/2016, de Organização e Funcionamento da Educação, da Secretaria de Educação de Florianópolis, já estipula que sejam promovidas nas unidades atividades de integração com a comunidade educativa, como mostras e festas da família.

 

Nesta quinta-feira (14), na Escola Adotiva, será realizada a décima edição do Café Literário com os pais. Todos serão recepcionados na biblioteca às 18 horas para a ação. Haverá contação de histórias com Gilka Girardello, autora dos livros “Vassoura Bruxólica” e “O menino que consertou a Lua”.

 

Na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, as portas estarão abertas no sábado, com várias atrações para as crianças e familiares. Tudo acontecerá das 9 às 11 horas. Será servido um café da manhã e haverá futebol interativo entre pais e filhos, oficina de pipa e a “Feira do troca-troca”, na qual os presentes poderão trocar livros, roupas e brinquedos.

 

Para deixar a horta da unidade ainda mais bonita, será realizada uma oficina de jardinagem. Os pais poderão levar mudas de flores e de temperos para plantar no espaço.

 

Mutirão com as famílias

 

No último sábado, uma atividade do tipo foi realizada na Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras. Familiares, professores e alunos participaram do 1° Mutirão na Escola.

 

A horta foi revitalizada e houve o plantio de novas árvores em um dos espaços externos. Os brinquedos do parque receberam nova pintura. No pátio foram desenhados no chão jogos como amarelinha para a diversão da garotada. Outra edição da iniciativa já está marcada para o segundo semestre.

No início desse ano, foi estipulado por lei que o terceiro sábado do mês de abril passa a ser o Dia Estadual da Família na Escola. Santa Catarina é a única unidade federativa com uma lei que visa a essa interação da família na vida escolar dos alunos.


galeria de imagens