Secretaria Municipal de Educação

15/04/2016 - Educação
Sábado de dança, esporte e combate ao H1N1
Unidades municipais realizam confraternização com as famílias

foto/divulgação: SME

Nas unidades educativas da rede, a integração entre a família e escola já acontece todos os semestres

Cultivar ainda mais o amor, união e a presença das famílias nas creches, núcleos de educação infantil e escolas é um trabalho que já ocorre todos os anos na rede de ensino da Capital. No entanto, esse momento de interação entre a comunidade escolar ganhou uma data só sua: o Dia Estadual da Família na Escola.

 

O terceiro sábado do mês de abril foi reservado para a comemoração. A festividade está estipulada pela lei nº 16.877, aprovada no inicio deste ano, e serve para todo o território catarinense. Os estabelecimentos de ensino da Secretaria Municipal de Educação já programaram atividades especiais para a confraternização.

 

Futebol, pipa e feira

 

Na Escola Básica Municipal Maria Conceição Nunes, no Rio Vermelho, as portas estarão abertas neste sábado, 16, com várias atrações para as crianças e familiares. Tudo acontecerá das 9h às 11h. Será servido um café da manhã e haverá futebol interativo entre pais e filhos, oficina de pipa e a “Feira do troca-troca”, na qual os presentes poderão trocar livros, roupas e brinquedos.

 

Dança música, humor

Na Barra da Lagoa também haverá atividades. A Escola Básica Municipal Acácio Garibaldi está preparando uma tarde diferenciada. Das 14h às 17h, haverá apresentações de dança e música, brincadeiras e pintura facial. Também está previsto um bazar de roupas e acessórios. Ainda na programação, haverá a apresentação de stand-up comedy, espetáculo de humor, que será apresentado pelo aluno Wesley Ferreira, aluno do 5º ano.

Ratones pedala e luta contra o Aedes e H1N1

No sábado ainda, a Escola Básica Municipal Mâncio Costa, em Ratones, vai lançar a 1ª Caminhada e Passeio Ciclístico: ‘Pedalada Ratones’. A iniciativa, que contará com a participação de toda a comunidade escolar, busca estimular o uso da bicicleta e divulgar os cuidados necessários para a prevenção contra mosquito Aedes Aegypit e o H1N1, responsável pela Gripe A. No dia, haverá distribuição de camisetas, sorteio de uma bicicleta, mesa de frutas e sucos.

 

Quando maio chegar

 

No mês de maio, outras tantas unidades farão confraternização com os familiares das crianças. É o caso da Creche Municipal Altino Dealtino Cabral, no Santo Antonio de Lisboa. A unidade promoverá, no dia 31, o Café com as Famílias, que ocorre desde 2013. Nesta data, a manhã será reservada para que crianças e responsáveis possam apreciar a refeição juntos.

 

Mosaico Ambiental

A Escola Desdobrada Costa de Dentro vai abrir as portas neste sábado, 16, para mais um programa Escola Aberta. Alunos e familiares poderão se divertir em aulas de dança, luta e oficinas de desenho. A comunidade escolar também se reunirá para fazer o planejamento de um mosaico no muro da unidade. O tema será inspirado no meio ambiente. O encontro acontecerá das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

Pais Pela Educação

 

Para explicar a nova lei, o Governo de Santa Catarina vai distribuir uma cartilha educativa a respeito do Dia Estadual da Família. O material será entregue nas unidades municipais que estarão em atividade neste sábado.

Além de falar da importância dos responsáveis na vida escolar de crianças e alunos, o material também traz informações sobre a importância da alimentação saudável, atividade física, problemas relacionados à visão, audição e fala.

 

Momentos como esses já marcaram presença nas unidades da rede

 

Na Escola Municipal Adotiva Liberato Valentim, na Costeira do Pirajubaé, houve a 10ª edição do Café Literário com os pais. O momento aconteceu na quinta-feira, 14. Os responsáveis foram recepcionados na biblioteca às 18h para a ação. Houve contação de histórias com Gilka Girardello, autora dos livros “Vassoura Bruxólica” e “O menino que consertou a Lua”.

No sábado, 9, na Escola Básica Municipal Virgílio dos Reis Várzea, em Canasvieiras, familiares, professores e alunos participaram do 1° Mutirão na Escola.

 

A horta da unidade foi revitalizada e houve o plantio de novas árvores em um dos espaços externos. Os brinquedos do parque receberam nova pintura. No chão do pátio, foram desenhados jogos como amarelinha para a diversão da garotada. Outra edição da iniciativa já está marcada para o segundo semestre.

 

Também no dia 9, o Núcleo de Educação Infantil Otília Cruz, na Coloninha, convidou todos os familiares dos pequenos para um trabalho em conjunto. Os responsáveis ajudaram a colocar a areia no parque da unidade.