Secretaria Municipal de Educação

19/04/2016 - Educação
Cuidado com a saúde do servidor é constante
Em parceria com a UFSC, são promovidas consultas fonoaudiológicas

foto/divulgação: SME

As consultas ocorrem na Clínica de Voz da UFSC.

A Secretaria de Educação de Florianópolis, através do Departamento de Gestão Ocupacional e Avaliação de Desempenho (DEGOA), promove a Campanha da Saúde Vocal. Para melhorar ainda mais as ações da iniciativa, Tatiane Moraes Garcez, fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), reforçou a equipe.

 

Também em parceira com a UFSC, são oferecidas triagens fonoaudiólogicas para os servidores que apresentam algum distúrbio na voz. Os interessados devem procurar o DEGOA para marcar o agendamento da triagem. Pacientes de anos anteriores devem aguardar o contato da UFSC para a retomada do atendimento.

 

Os atendimentos ocorrem na Clínica de Voz da UFSC. Para dúvidas e informações é só entrar em contato através dos telefones 3212-0905 e 3212-0828.

 

Nova integrante


A fonoaudióloga Tatiane Moraes Garcez efetivou-se na rede municipal como integrante do DEGOA para auxiliar na campanha. Está ajudando na idealização e realização das ações, propondo  novas práticas que ajudem na prevenção de danos à saúde vocal dos profissionais.

 

Alguns dos sintomas de um possível problema vocal são falhas durante a fala, ardência na região do pescoço e tosses e pigarros constantes.

 

Para não sobrecarregar as cordas vocais, além de beber bastante líquido, a orientação é que o profissional tenha uma alimentação saudável e evite falar por muito tempo de forma intensa.

 

Dicas para a saúde da voz

- Beba água constantemente

- Evite gritar ou falar muito tempo de forma intensa

- Realize exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal

- Tenha uma alimentação saudável

- No caso de problemas vocais, procure a ajuda de um especialista