Secretaria Municipal de Educação

11/05/2016 - Educação
Aplicativo de alunas encara desafio tecnológico
Competição mundial só para meninas envolve empreendedorismo e tecnologia

foto/divulgação: Arquivo Pessoal

Rayany, Desirre e Julia

Como a maioria das adolescentes, Júlia Roberta e Rayany Wasem possuem um coração repleto de sonhos. Uma quer ser fotógrafa. A outra pensa em ser aeromoça, DJ ou programadora (profissional responsável pela produção de softwares). Essa última opção é mais recente na vida da jovem, após participar do Technovation Challange 2016. A competição é apenas para meninas, com idades entre 10 e 18 anos, e acontece no mundo todo.

 

As estudantes, ambas com 14 anos, da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, nos Ingleses, formaram a equipe Carousel e estão concorrendo com o aplicativo Pet Goal, na categoria Ensino Fundamental. O app foi desenvolvido com um interesse em comum: ajudar animais abandonados.

 

Através do Pet Goal, você pode adotar bichinhos de estimação ou cadastrar outros que estejam precisando de um lar. Além disso, ele traz uma lista de ONGs da cidade. O aplicativo é gratuito e o download pode ser feito no Google Play Store.

 

“Como o desenvolvemos em pouco tempo, ainda faltam algumas funcionalidades. O que está disponível é um protótipo para todos conhecerem a nossa ideia”, comenta Rayany.

 

Julia acrescenta: “Após a competição, vamos continuar com o projeto. Queremos adicionar uma aba para dar dicas de como cuidar dos bichinhos e outra onde as pessoas podem anunciar animais de estimação que estão desaparecidos.”

 

As estudantes tiveram como mentora Desirée Maestri e, na Escola Herondina, a colaboração da direção da unidade e da professora de Tecnologia Educacional Giselle de Medeiros.

 

O Technovation Challange é parte de um programa da ONG americana Iridescent, de ensino e formação científica e tecnológica. Em sua sexta edição, as equipes são divididas entre estudantes do ensino fundamental e médio. O objetivo é conectar e inspirar as jovens a desenvolverem um aplicativo que solucione algum problema social. Para isso, as adolescentes trabalham com mentores da área da tecnologia e empreendedorismo.

Luna, como tudo começou

 

A ideia do projeto surgiu muito antes de as meninas saberem da competição. No inicio do ano passado, Julia e Rayany conheceram a Luna, uma cachorrinha de apenas quatro meses, que estava próxima à Escola Herondina.

 

As amigas, que se conhecem há quase nove anos, ficaram com pena e resolveram tomar uma atitude. Ligaram para a mãe da Rayany, que levou o animal ao veterinário e pagou pela consulta.

 

“No inicio, a mãe não gostou muito da ideia. Mas, depois se acostumou. Ficamos com a Luna até ela ser adotada por uma conhecida nossa”, contou Rayany.

 

Foi em outubro de 2015 que as meninas ouviram falar do Technovation Challange. As responsáveis por trazer a competição à região de Florianópolis foram até a escola da dupla e realizaram uma palestra. Interessadas em participar, Julia e Rayany efetuaram a inscrição, junto com outras duas equipes da mesma escola.

 

A primeira etapa da competição envolveu apenas a região Sul. Outros municípios do estado também participaram. Desde fevereiro até abril deste ano, todas as equipes trabalharam em cima do seu aplicativo e contaram com ajuda de mentores.

 

É o primeiro ano que Santa Catarina possui representantes na competição.

 

Próxima etapa, América Latina

 

Para Rayany e Julia, a dificuldade foi um pouco maior. A primeira mentora das meninas acabou desistindo da competição. Por isso, as duas começaram a trabalhar no aplicativo apenas poucas semanas antes da entrega do protótipo.

 

Desirée Maestri, uma das embaixadoras da competição em Florianópolis, assumiu o papel e ajudou as adolescentes. “Geralmente, eu não seria mentora. Mas, as meninas foram prejudicadas. Trabalhamos dia após dia, durante quatro semanas. Sempre no contraturno da dupla. Foi uma vitória para todas nós”, disse.

 

As alunas receberam apoio de todos os profissionais da unidade. O laboratório de informática foi liberado para os encontros e desenvolvimento do Pet Goal.

 

Julia e Rayany são as representantes da região Sul do país. Agora, na próxima etapa, disputam na mesma categoria, ensino fundamental, com equipes de outros estados brasileiros e países da América Latina.

 

Rumo aos Estados Unidos

 

Até a semana do dia 16 de maio ocorrem as votações da semifinal da competição. Via internet, os jurados vão definir duas equipes, uma de ensino fundamental e outra de ensino médio, que irão para a final que acontecerá no dia 17 de julho, na Califórnia, Estados Unidos.

 

Caso cheguem às finais, Rayany e Julia competirão com grupos do mundo todo. A ONG Iridescent será a responsável por custear as passagens áreas e estadia de todas as competidoras.

 

O prêmio final será de US$ 10 mil. O valor é direcionado para que a equipe vencedora dê continuidade ao projeto.

 

“Estamos felizes por termos chegado até aqui. Sabemos que há outras ideias maravilhosas, mas estamos pensando positivo”, afirmou Rayany.

 

“A nossa ideia é incentivar a adoção. Afinal, os animais também possuem sentimentos. Se passarmos será maravilhoso, senão, não vamos desistir”, terminou Julia.


galeria de imagens