Secretaria Municipal de Educação

13/05/2016 - Educação
Estudantes realizam prova da Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
Teste foi aplicado em doze escolas da rede municipal de ensino

foto/divulgação: EBM Herondina Medeiros Zeferino

Alunos de doze escolas da rede realizaram a prova.

Alunos de todo o país realizaram na manhã desta sexta-feira a prova da XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Doze escolas da rede municipal de ensino da Capital participaram. O evento é promovido anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

 

Os resultados serão divulgados no dia 10 de setembro. A Secretaria de Educação de Florianópolis organizará uma cerimônia de entrega das medalhas e certificados.

 

A prova foi realizada com alunos das escolas Batista Pereira (Alto Ribeirão), Dilma Lúcia dos Santos (Armação Pântano do Sul), Herondina Medeiros Zeferino (Ingleses), José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras), Osmar Cunha (Canasvieiras), Virgílio dos Reis Várzea (Saco Grande), Maria Conceição Nunes (Rio Vermelho), Paulo Fontes (Santo Antônio de Lisboa), José do Valle Pereira (João Paulo), Almirante Carvalhal (Coqueiros) e Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus).

 

No ano passado, 23 alunos da rede receberam medalhas. Foram cinco de ouro, sete de prata e 11 de bronze.

 

A prova 

As provas são divididas em quatro níveis. O primeiro é destinado aos pequenos dos primeiros, segundos e terceiros anos do ensino fundamental. A segunda, aos estudantes dos terceiros e quartos anos. A terceira engloba alunos do sexto ao nono ano, e a quarta é correspondente ao ensino médio.

 

Os participantes que tiram notas superiores a 8.81 ganham medalha de ouro. Pontuações entre 8.13 e 8.80, rendem medalhas de prata. Já as de bronze são entregues aos estudantes que marcam 7.65 a 8.12 na prova de dez questões. Os assuntos abordados variaram de acordo com o nível e vão de pontos cardeais, atmosfera e sistema solar até leis de Kepler, ondas e campos magnéticos da terra.

 

Podem participar alunos dos anos do ensino fundamental e médio de todo território nacional. A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica entre os alunos.