Secretaria Municipal de Educação

14/07/2016 - Educação
Símbolo de superação, professora da rede municipal conduz Tocha Olímpica
Ana Destri, fundadora do projeto Bicicleta na Escola, percorreu 200 metros na Trindade

foto/divulgação: coca-cola

Ana Destri, p

A professora de Educação Física Ana Maria Destri da Escola Municipal José Jacinto Cardoso, na Serrinha, e do Núcleo de Educação Infantil Nagib Jabor, no Estreito, conduziu a Tocha Olímpica durante 200 metros pelas mediações do Terminal de Integração de ônibus da Trindade (TITRI).

Ana foi escolhida para carregar o fogo olímpico por um dos patrocinadores dos jogos. A indicação partiu de uma amiga que inscreveu a profissional na promoção “Conte a Sua História”.

 

A história de vida da professora é cheia de superação e reconhecimento. Em 2012, ela descobriu uma doença genética que provoca o crescimento de uma placa obstruindo a artéria carótida, a que liga o coração ao cérebro. Ana conseguiu passar por esse problema pedalando.

 

A profissional descobriu na bike uma atividade física que a ajudaria no tratamento da doença. Conciliando lazer e saúde, ela descobriu um novo amor.

 

Mas, foi no ano seguinte, 2013, quando dava aulas na Escola Desdobrada Municipal José Jacinto Cardoso, que chamou a atenção dos alunos por ir de bicicleta ao trabalho.

 

O interesse das crianças foi tanto que isso se tornou um projeto da unidade. No começo, foi trabalhada em sala de aula a história da bicicleta. Logo, chegaram à questão da mobilidade urbana, já que na comunidade não há calçadas e o trajeto até a escola é complicado.

 

Assim nasceu o ‘Bicicleta na Escola’, que tem como objetivo principal aguçar o senso crítico quanto às questões de mobilidade, assegurando o direito de ir e vir de todos.