Secretaria Municipal de Educação

12/09/2016 - Educação
Inscrições gratuitas para X Fórum Mundial da Paz encerram hoje
Parceria entre SME e X Fórum Mundial da Paz disponibiliza 300 inscrições gratuitas para professores da rede

foto/divulgação: Cartaz X Fórum Mundial da Paz

Professores recebem 300 inscrições gratuitas para X Fórum Mundial da Paz

Os professores que desejam participar com isenção da taxa de inscrição, deverão OBRIGATORIAMENTE, encaminhar e-mail para sueli.amalia@sme.pmf.sc.gov.br, contendo seus dados: nome, número da matrícula, unidade a que pertence e número do celular.

A inscrição no site do evento também é necessária, veja como proceder:

1-      Entrar no site www.forummundialdapaz.org

2-      Inscrições – formulário

3-      “Não estou inscrito no congresso” – preencher os dados

4-      Clicar em Inscrição e escolher Fórum para adultos. Preencher o formulário, salvar e continuar

5-      Marcar “Fórum” e continuar

6-      Aparecerá à direita da tela o código do professor que fez sua inscrição. Copie este código e deixe o item do pagamento em aberto

7-      Inscrição realizada. Você receberá e-mail de confirmação do cadastro e outro com a inscrição em aberto

8-      Aguarde até receber a confirmação da inscrição, pois a coordenação do Fórum necessita receber a listagem de professores inscritos da SME

9-      As inscrições encerram hoje, 12 de setembro.

 

Este ano, o Fórum Mundial da Paz chega a sua 10ª edição. Pela primeira vez, o Brasil será sede do evento, que reunirá representantes de 60 países. A cidade escolhida para acolher a reunião foi Florianópolis. A Ilha da Magia, o fórum ocorrerá nos dias 22 a 25 de setembro, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira.

 

Nesse período, serão debatidos temas diversos, como educação, meio ambiente, tecnologia, responsabilidade social e políticas públicas. Os debates serão mediados por uma personalidade de cada área

 

A presidente, no Brasil, do Fórum Mundial da Paz, Dulce Magalhães, participou de encontro de diretores da rede municipal de ensino de Florianópolis. Ela convidou os profissionais a prestigiarem a iniciativa.

 

Ambiente e paz

 

No XI Ecofestival deste ano, a Secretaria Municipal de Educação apresentará a mostra 'Ambiente e Paz', que também fará parte da programação do Fórum Mundial. O evento acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, no SESC Cacupé. O festival tem com objetivo conscientizar as crianças e os estudantes sobre as questões relacionadas ao meio ambiente, através de manifestações artístico-culturais, além de estimular a reflexão e o aprendizado sobre o ser humano e a natureza.

 

Nessa mostra, serão expostos poesias, banners e materiais artísticos que tenham relação com o tema em questão. Os trabalhos serão produzidos pelos alunos e supervisionados pelos professores.

 

Uma líder

 

Dulce Magalhães é uma das 100 lideranças da Paz no Mundo. Recebeu o título de embaixadora da paz pelo programa Mil Milênios de Paz no Senado Argentino. Ela também faz parte do comitê de 80 lideranças da Paz, coordenado pelo ex-presidente americano Bill Clinton, para a elaboração de um programa Global de Cultura e Paz.

 

A palestrante é voluntária e tecelã da UNIPAZ, Universidade Internacional da Paz, onde é docente. Dulce tem Ph.D em filosofia com foco em Planejamento de Carreira, pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos. É autora dos livros ‘O Foco Define a Sorte’; ‘Manual da Disciplina para Indisciplinados’ e Superdicas para Administrar o Tempo e Aproveitar Melhor a Vida’ , além de mais 900 artigos publicados.

 

Para a educadora, “a educação é criadora de uma cultura expansiva de consciência. Os professores são peças fundamentais para nos ajudar a disseminar essa mentalidade junto às crianças e jovens”.

 

“O fórum é um encontro de ativistas da paz que compartilham ações e trabalhos desenvolvidos para expandir o respeito e amor em meio a culturas diferentes.”

 

Pela paz mundial

 

Rohde H. Dominicus é presidente e fundador da Fundação Schengen Paz e do Fórum Mundial da Paz. Ele se engajou em reunir pessoas de diversas áreas, como educadores, pesquisadores, ativistas e líderes religiosos, a fim de promover a compreensão e aprendizagem de outras culturas. A primeira edição do evento ocorreu efetivamente no ano de 2007, em Luxemburgo, Estado soberano situado na Europa Ocidental.

 

O fórum foi criado com o objetivo de promover a mensagem da paz em todo o mundo, além de trabalhar na construção de uma sociedade pacífica através do diálogo com a ajuda de debates, publicações, exposições e workshops, além de programas de educação, como os estudos sobre a paz.