Secretaria Municipal de Educação

17/04/2017 - Educação
Conselho do Polo UAB Florianópolis realizará eleição
Colegiado é responsável pelo acompanhamento e controle social do setor

foto/divulgação: SME

Eleição acontecerá dia 18 de abril

O Polo de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB) mantido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis irá eleger nesta terça-feira os novos integrantes de seu Conselho para a Gestão do Biênio 2017/2019.

 

 

O órgão colegiado é responsável pelo acompanhamento e controle social sobre a implementação e a execução das atividades do Polo, assegurando o seu pleno funcionamento, os benefícios educacionais à sociedade e a qualidade do ensino.

 

 

A eleição irá definir os representantes da equipe do Polo, instituições de ensino superior, alunos e tutores presenciais, conforme previsto no edital publicado no Diário Oficial do Município no dia 3 de abril.

 

 

Além dos eleitos, a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação também irão indicar seus representantes. A posse da nova gestão será realizada no dia 27 de abril.

 

 

O que é

 


A UAB é um sistema instituído pelo Decreto Federal n° 5.800, de 8 de junho de 2006, vinculado em nível nacional à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.

 

 

A Universidade propicia a articulação dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as instituições públicas de ensino superior, para a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação, na modalidade à distância. A infraestrutura oferecida pela Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, é requisito decisivo na seleção do Polo pelas universidades.

 

 

Como funciona

 

 

A Capes articula qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso no polo de apoio presencial, mantido pelo município. Os cursos são gratuitos, financiados pelo governo federal e planejados pelas universidades. Um polo como o de Florianópolis pode receber cursos de várias instituições públicas de ensino superior, inclusive de outros municípios e estados.

 

 

Mais de 2.700 alunos já foram sendo beneficiados com a oferta de cursos de graduação e pós-graduação no Polo UAB Florianópolis, mantido pela Prefeitura Municipal de Florianópolis. Atualmente são mais de 300 alunos regularmente matriculados em 5 cursos, todos na modalidade de educação a distância.