Secretaria Municipal de Educação

18/04/2017 - Educação
Um dos melhores professores do mundo participa do lançamento do CFE
Wemerson Nogueira estará ao lado de Mozart Neves na cerimônia do Conselho Família pela Educação

foto/divulgação: Arquivo pessoal

Wemerson Nogueira é finalista do prêmio Global Teacher Prize

 

Um espaço de discussão sem intermediários: pais ou responsáveis pelas crianças e adolescentes que frequentam a rede municipal de ensino conversando diretamente com o secretário de Educação de Florianópolis.

 

Essa é a proposta do Conselho Consultivo Família pela Educação (CFE), que será instalado oficialmente na quinta-feira (20/04), às 14h30, no auditório do SENAC, na Prainha. O CFE será formado por representantes de escolas, creches e núcleos de educação infantil, que se reunirão mensalmente com Maurício Fernandes Pereira.

 

“Precisamos da ajuda de todos para aperfeiçoarmos cada vez mais a educação. Quero ouvir não só críticas, mas também sugestões”, relata o secretário.

 

Durante o lançamento do Conselho haverá duas palestras. Uma delas com um dos melhores professores do mundo, o brasileiro Wemerson Nogueira, que ficou entre os finalistas do Global Teacher Prize, patrocinado pelos Emirados Árabes Unidos, prêmio que congrega os considerados professores excepcionais do planeta.

 

Outra palestra será com Mozart Neves Ramos, que chegou a ser cotado, em 2016, para ser ministro da Educação. Ele já foi secretário de Educação de Pernambuco, reitor da Universidade Federal de Pernambuco e presidente executivo do programa nacional Todos pela Educação.

 

Composição do CFE

 

 

O CFE tem em sua composição 20 pessoas. Coube aos conselhos regionais de desenvolvimento do Norte (CODENI), Sul (CODESI), Leste (CODELI), Centro (CODECEN), e Continente (CODECON) apontarem, cada um deles, três familiares: um de escola, um de creche e um de núcleo de educação infantil (NEI). Além disso, cada conselho regional tem um representante no Conselho Família pela Educação.

 

Jovens Cientistas: projetando um futuro novo

 

 

Wemerson Nogueira, formado em Ciências Biológicas, atua como docente na educação básica do Estado do Espírito Santo com crianças e adolescentes do ensino fundamental e do ensino médio. Lida com temas inovadores e usa fatos reais do dia a dia dentro da sala de aula para ensinar a garotada.

 

Aos 26 anos, leciona na Escola Estadual Antônio dos Santos Neves, em Boa Esperança (ES), cerca de 280 quilômetros da capital, Vitória, e em uma faculdade particular. Este ano, foi um dos dez finalistas do Global Teacher Prize, nos Emirados Árabes Unidos, que escolhe o melhor educador do mundo.

 

Organizado pela Varkey Foundation, o prêmio teve 20 mil inscritos de 179 países. O brasileiro concorreu com um programa social chamado "Jovens Cientistas: projetando um novo futuro".

 

O programa começou a ser desenvolvido há cinco anos em uma escola da cidade vizinha chamada Nova Venécia. O estabelecimento de ensino está localizado em uma região de alta taxa de criminalidade e a taxa de abandono escolar chegou a atingir 50%.

 

Wemerson teve então a ideia de convidar colegas de trabalho e gestores para juntos, buscarem uma solução para melhorar a visão da escola. Foi aí que surgiu o "Jovens Cientistas: projetando um futuro novo".

 

O projeto focou no comportamento dos alunos dentro da unidade educacional, mostrando que aquele ambiente é um espaço para que cada um se torne um bom cidadão.  Wemerson criou ainda um método inovador para o ensino de aulas de Ciências.

 

Resultado: a escola conseguiu resgatar quase 90% dos estudantes do universo das drogas e da violência. Atualmente, o estabelecimento de ensino é considerado o melhor da cidade.

 

O professor também ganhou, ano passado, o Prêmio Educador Nota 10, uma realização da Editora Abril e da Rede Globo.

 

“Na palestra, pretendo mostrar como é possível transformar vidas através da educação utilizando práticas inovadoras, trazendo assuntos do dia a dia para a sala de aula, com o objetivo de educar crianças que possam contribuir para a sociedade”, conta Wemerson.

 

Ele ainda apresentará técnicas do seu método de ensino que podem ser adaptadas para qualquer disciplina e escola, além de mostrar apoio para qualquer professor que tenha o desejo de transformar a educação brasileira. “Quero incentivar e motivar, através da minha história, outros professores a buscarem conquistas, porque se eu consegui com uma forma tão simples, então qualquer um pode”, finaliza.

 

Um dos mais influentes do Brasil

 

 

O químico Mozart Neves Ramos é educador e escritor. Em 2008, foi escolhido pela Revista Época como uma das pessoas mais influentes no Brasil. Além de ter sido secretário de Educação de Pernambuco e reitor da Universidade Federal de Pernambuco, comandou diversos projetos federais. De 2007 a 2010, foi presidente executivo do Todos Pela Educação e membro do Conselho Nacional de Educação até 2014.

 

É autor dos livros “Educação sustentável” (2006) e “Educação Brasileira; uma agenda inadiável” (2015), além de ser coautor de “A Urgência da Educação” (2011). Atualmente é diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.

 

Serviço

 

O quê: Instalação do Conselho Consultivo Família pela Educação

Palestras: Mozart Neves Ramos e Wemerson Nogueira

Dia: 20/04 - quinta-feira

Horário: 14h30

Local: Auditório do SENAC

Endereço: Rua Silva Jardim, 360, Prainha


galeria de imagens