Secretaria Municipal de Educação

15/08/2017 - Educação
Escola é destaque com reciclagem de papel e economia de energia
Projetos são desenvolvidos na Almirante Carvalhal, em Coqueiros

foto/divulgação: Rafaela Moura

A fim de que a coleta seletiva seja efetiva, a unidade buscou a participação de alunos, professores e funcionários

O que podemos fazer com aquilo que descartamos é uma preocupação mundial, principalmente diante dos problemas que o lixo pode causar no meio ambiente. Para conscientizar os alunos da preservação do planeta, as professoras Rosileni da Silva, de Língua Portuguesa, e Rafaela Moura, de Ciências, da Escola Básica Municipal de Florianópolis Almirante Carvalhal, no bairro Coqueiros, desenvolveram projetos na unidade sobre o assunto.

 

Rafaela vem realizando uma atividade chamada “Pensando e agindo por um ambiente melhor”, que tem como objetivo implantar práticas sustentáveis na escola. “Geralmente, a questão do meio ambiente é trabalhada na parte teórica nas salas de aula, mas não na prática. Os alunos possuem dificuldades de incorporação de hábitos saudáveis e necessários para um bom desenvolvimento social e ambiental”, explica a professora.

 

Os alunos da Almirante Carvalhal aprenderam sobre diferentes conteúdos, como economia de energia e de água, coleta seletiva, horta, áreas verdes, coleta de óleo de cozinha e reciclagem de papel, além de terem realizado diversos tipos de ações sustentáveis.

 

A professora Rosileni, de Língua Portuguesa, decidiu unir a aula que daria sobre a criação de um folder ao projeto de reciclagem de papel da professora Rafaela. A atividade ocorreu com as crianças do 6º ano, de 11 e 12 anos.

 

“No primeiro momento, a Rafaela veio até a sala de aula para fazer um breve relato sobre o projeto de ações sustentáveis da escola”, explica a Rosileni. Depois, as professoras levaram os alunos para o laboratório de informática, e usando a tecnologia, realizaram uma pesquisa sobre o tema, assim como a busca de imagens ilustrativas.

 

Após a pesquisa, os alunos criaram um folder explicativo para a conscientização da preservação do meio ambiente, que serviu também como forma de divulgação do projeto do laboratório de ciências da professora Rafaela.

 

 

Economia de energia


Duas turmas da escola produziram avisos perto dos interruptores da escola que lembravam os leitores de desligarem a energia quando houvesse luz natural ou quando o ambiente estivesse vazio. Os alunos estarão acompanhando a conta de energia para observação, análise e construção de gráficos para divulgação.

 

 

Economia de água

 

Foi realizada uma sensibilização com vídeos e roda de conversa em relação à importância da preservação da água. “Com isso, levantamos alguns pontos a serem executados em nossa escola, como os lembretes nos banheiros para que todos fechem bem as torneiras e a observação dos vazamentos”, explica a professora Rafaela.

 

Um dos pontos discutidos com os alunos é a coleta da água da chuva para irrigação da plantação da horta, uma ideia que ainda está sendo planejada.

 

 

Coleta seletiva

 

A fim de que a coleta seletiva no ambiente escolar seja efetiva, a unidade buscou a participação de todos: alunos, professores e funcionários.  Restos de alimentos do almoço e de lanches dos alunos são separados e destinados à composteira para a produção de adubo orgânico para a horta. Os resíduos recicláveis secos e o rejeito são encaminhados para a coleta da Comcap.

 

“Pensando no grande número de instrumentos de escrita, como canetas, marcadores de texto e canetas hidrocor, que são descartados em nossa escola, temos uma caixa coletora para esses resíduos que são encaminhados para a empresa TerraCycle que faz a reciclagem desse material”, conta Rafaela.

 

Também em parceria com a ONG EcoPet coletam-se tampas plásticas, que são encaminhadas à organização para venda. Toda a verba arrecadada é destinada à castração de animais de rua. 

 

 

Coleta de óleo de cozinha

 

Com o objetivo de contribuir com a preservação de rios, córregos, nascentes, lagos e o solo de nosso município e região, evitando que o óleo de cozinha polua tais lugares, os alunos são constantemente sensibilizados.

 

“Em nossa escola, o óleo de cozinha usado coletado pelos alunos e comunidade é destinado à oficina de sabão caseiro”. Também encaminha-se  o óleo para uma empresa ambiental, que faz todo o processo de reciclagem.

 

 

Reciclagem de papel

 

A reciclagem de papel está entre uma das ações mais importantes e mais simples para a preservação do meio ambiente. “Percebemos que no nosso ambiente escolar grande parte do lixo descartado é o papel. Por isso implementamos nas salas de aula caixas coletoras somente para o material, com tudo sendo encaminhado ao laboratório de ciências e utilizado em oficinas de reciclagem”.


galeria de imagens