Secretaria Municipal de Educação

27/08/2010 - Educação
Floripa Letrada - A palavra em movimento
O projeto quer democratizar livros e revistas nos terminais de ônibus

Floripa Letrada

Desde o dia 24 de agosto de 2010, os usuários tem à disposição, gratuitamente, livros e revistas para serem lidos na espera do transporte coletivo, dentro do ônibus ou durante o trajeto da viagem. Este é o Projeto Floripa Letrada.

 

As cerca de 185 mil pessoas que passam diariamente nos terminais de ônibus do Centro (TICEN), do Rio Tavares (TIRIO), de Canasvieiras (TICAN) e no terminal da Trindade (TITRI), tem a sua disposição um total de aproximadamente 200 mil obras, que já fazem parte do projeto. Quem quiser, pode levar o livro ou a revista que deseja ler para casa.

 

O projeto tem o nome de Floripa Letrada - a palavra em movimento, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria  Municipal de Transportes, Mobilidade e Terminais. A ideia é incentivar o hábito da leitura, criar novos leitores e divulgar os mais diversos escritores. A iniciativa tem apoio da Cotisa, que é a operadora dos terminais, e da indústria de móveis Focus.

 

As doações para o Floripa Letrada, podem ser feitas pelo telefone 3212-0917. São aceitos livros de romance, conto, poesia, ficção, auto-ajuda, crônica, aventura e biográfico. As revistas podem ser as mais diversas, como as de cultura, ciência, música e variedade.

 

 

Lendo Mais...

 

A Secretaria de Educação pretende instalar o Projeto Floripa Letrada nas praças e jardins da Capital, como próximo passo. Bem como, divulgar a leitura em outdoors e elaborar pinturas nos muros da cidade, de letras de músicas e poemas, destacando datas comemorativas. Além disso, serão promovidos saraus, conhecidos como encontros literários, e performances em lugares públicos envolvendo poetas e artistas do município, além de apoio à Semana Muncipal do Livro Infantil.

 

Na arte de contadores de histórias, estão sendo formados professores, estudantes de Núcleos de Educação de Jovens e Adultos (EJA)  e participantes do Escola Aberta, que reúne nos finais de semana ou feriados a comunidade em determinados estabelecimentos de ensino da Prefeitura.

 

 

Dom Quixote de La Mancha

 

O símbolo do Floripa Letrada é o Dom Quixote, personagem do livro homônimo, publicado em 1605 pelo espanhol Miguel de Cervantes. O protagonista da obra imita seus herois dos romances de cavalaria. Assim sendo, em companhia do fiel escudeiro Sancho Pança, viaja em busca de aventuras.  Em maio de 2002, o livro foi aclamado como a melhor obra de ficção de todos os tempos, com votação organizada pelo Clube do Livro Noruegueses. Participaram da escolha escritores de reconhecimento internacional.

 

O mundo imaginário criado pela leitura e as viagens fantásticas que um bom livro proporciona é um legado do Floripa Letrada para os florianopolitanos.

 

 

Como funciona

 

  1. Pegar a obra nos expositores (estantes) de um dos terminais do projeto.
  2. Se desejar, levar o livro ou a revista para ler durante o trajeto da sua viagem.
  3. Outra opção é levar a obra para ler em casa.
  4. Depois, devolver em um dos expositores e dar a oportunidade para que outras pessoas também possam ler.
  5. Para aumentar o número de obras, faça doações. É só ligar: (48) 3212-0917. A cidade e a cultura agradecem.

 

 

Devolução

 

Para que todos possam usufruir do projeto, devolva o livro após a leitura. Divulgue esta ideia!


galeria de imagens