Secretaria Municipal de Educação

06/02/2018 - Educação
COEB apresenta experiências de profissionais da rede municipal de ensino
Modalidade foi dividida em três eixos: Política e gestão, Formação inicial e continuada e Currículo e práticas pedagógicas

foto/divulgação: Rafael Rosseti

Pesquisadores e profissionais da rede municipal de ensino inscreveram seus trabalhos e 29 deles foram escolhidos para serem apresentados no COEB

Pesquisadores e profissionais da rede municipal de ensino inscreveram seus trabalhos e 29 deles foram escolhidos para serem apresentados no Congresso de Educação Básica (COEB) 2018, divididos em três modalidades: Comunicação Oral de Pesquisa, Relatos de Experiências e Banner.

 

Nesta terça-feira, das 10h30 às 12h, os 11 relatos de experiências selecionados foram apresentados em três diferentes salas, divididos de acordo com o eixo abordado.

 

Nas salas Goiabeira e Laranjeira, estavam os três trabalhos de Política e Gestão e de Formação Inicial e Continuada. Adriana de Souza Broering foi a responsável por apresentar “Creche e Universidade desenham juntas uma proposta de estágio a partir do novo currículo do curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)”, que ela desenvolveu junto com Geysa Spitz Alcoforado de Abreu.

 

Vânio Cesar Seemann apresentou o projeto de formação “As políticas educacionais na atualidade: limites e perspectivas”, que criou juntamente com Geovana Mendonça Lunardi Mendes e Marília Segabinazzi.

 

Para finalizar, “O trabalho colaborativo na oferta do Atendimento Educacional Especializado” foi discutido por Ruth Mary Pereira dos Santos, que desenvolveu a proposta com a colega Rosângela Kittel.

 

Nas salas Pitangueira e Aroeira, estava o primeiro grupo de Currículo e Práticas Pedagógicas, com quatro trabalhos. Bárbara Luiza Ludvig Rodrigues apresentou “A brincadeira como eixo norteador de práticas pedagógicas”.

 

“O Romance em foco: uma perspectiva da representação feminina e das questões relacionadas à violência” foi o relato proposto por Claudia de Souza da Natividade Vieira.

 

Michela R. Espíndola foi a responsável por “Naufragados, vivendo a história” e Thaís Tressano Filó, por “Paisagens mapeadas: um relato sobre as aulas de Artes”.

 

Já no auditório Garapuvu, se encontrou o segundo grupo desse mesmo eixo, também com quatro relatos. Amalia Cardona Leites e Thiago Ribeiro Alves apresentaram a proposta que desenvolveram com Beatriz Margarita Luque, chamada “Embaixadores Culturais: a Língua Espanhola e o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação”.

 

Lélia Florisbal Pereira foi a responsável por representar o projeto que criou com Cristina Silveira dos Santos, “Cinema na Escola: construindo espaços de cidadania”.

 

“O Alienista na Cultura Digital: relato de oficinas de integração de dispositivos móveis à disciplina de Português” foi a proposta de Luciane Sandra dos Reis Ferreira e Sandra Dias da Luz.

 

Encerrando os trabalhos, “E Agora? Eu vou para a escola. A produção cinematográfica com as crianças na Educação Infantil”, apresentada por Monique Cristina Gelsleuchter.

 

O Congresso de Educação Básica 2018 é promovido pela Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação.


galeria de imagens