Secretaria Municipal de Educação

28/06/2018 - Educação
Números e práticas esportivas animam unidade da rede municipal de ensino
Intendente Aricomedes da Silva promove integração escolar em Feira de Matemática

foto/divulgação: SME

Vinycius Dandolin e seus colegas do projeto matemática e a robótica face

As portas para o conhecimento foram abertas com a I Feira de Matemática da Escola Básica Municipal de Florianópolis Intendente Aricomedes da Silva (EBIAS), localizada no bairro Cachoeira do Bom Jesus. Alunos, professores e familiares participaram dessa integração. A coordenação do evento foi das professoras Carla Peres Souza e Flaviana Cristina Meneguelle. 

 

A Feira contou com 37 trabalhos expostos na unidade. Foram entregues dois troféus. O primeiro como prêmio de participação para 28 estudantes. O segundo, o troféu destaque, coube aos 10 selecionados para concorrer na Feira Municipal de Matemática.

 

Os trabalhos selecionados pela comissão de jurados foram diversificados e abordavam temas como: A violência contra a mulher, eletricidade e, a matemática na música e no cinema.

 

 Foram premiados quatro projetos do 9º ano:  Ouvindo a matemática; Luz, câmera, ação na matemática; feminicídio em números; e desenhando a matemática. Do 8º ano foram selecionados “Nos passos da matemática” e “Eletrizando a matemática”.

 

Um dos temas propostos pela escola contou com a participação de um estudante cego. “A matemática e a robótica”, idealizado justamente para que Vinycius Dandolin pudesse participar de todas as etapas.

 

Os projetos das turmas do 7º ano “A Matemática na Copa do Mundo” e “A Matemática dos Bitcoins” também foram contemplados para concorrer na Feira Municipal de Matemática.

 

Outro trabalho escolhido pelos jurados para competir na feira foi o do educador social, Marcelo Campos. O evento abrangente ocorrerá dia 16 de agosto, na Escola Básica Municipal João Gonçalves Pinheiro, no bairro Rio Tavares.

 

Na atividade de Marcelo os alunos foram levados a questionar onde está a matemática, com o projeto geometria espacial no esporte e na escola, através da arte marcial taekwondo. A garotada aprendeu a fazer os golpes com os ângulos corretos. O educador bateu fotos dos estudantes durante a execução e, depois, os ajudou a analisar e entender que imprimir os movimentos certos é de fundamental importância.

 

A banca contou com a participação de 15 avaliadores, seis da EBIAS, e nove de outras  escolas municipais: Acácio Garibaldi, Henrique Veras, Luiz Cândido da Luz, Herondina Medeiros Zeferino, Osmar Cunha, Vitor Miguel de Souza, Virgílio dos Reis Várzea e o assessor de matemática da Diretoria de Ensino Fundamental da SME, Lindomar Duarte de Souza.

 

Os critérios levados em consideração para a avaliação dos projetos foram: se o trabalho contempla conceitos matemáticos, se os estudantes possuem compreensão dos conhecimentos abordados nos trabalhos, se o trabalho possui potencial para continuidade e aprofundamento conceitual, e se o trabalho desenvolvido contribui com a aprendizagem matemática e para a formação cidadã.

 

“O protagonismo dos estudantes, que assumem papel de pesquisador sob orientação dos professores de diversas áreas, dá sentido real aos conceitos matemáticos. Nossa escola faz muitos trabalhos que atendem ao que preconiza esse movimento e resolvemos nos engajar a partir desse ano já com a realização da Feira”, explica Carla Peres.

 

Integração entre escolas

A unidade foi prestigiada por outra da região. A diretora da Osmar Cunha (Canasvieiras), Neide Maria de Souto, coordenou a visita dos estudantes para a Intendente Aricomedes da Silva. A escola estava fazendo a reposição das aulas e aproveitou para colocar o conteúdo em dia, de forma diferente e divertida.

 

Esportes e Matemática

Na cerimônia de abertura, a judoca catarinense, Jaqueline Pereira, ex-seleção brasileira,  fez uma apresentação.

 

A atleta foi criada no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Com mais de 25 anos de experiência, Jaqueline trouxe prêmios nacionais e internacionais para o país.

O judoca, Romário Silva, marcou presença no evento. Faixa preta, é integrante da equipe Judô de São José e da Judô da Unisul.  Ele foi aluno de Jaqueline em um projeto social.

O grupo de Taekwondo, "Tigres Catarinenses", de Marcelo Campos, animou a comunidade escolar.

 

Encerramento

Na cerimônia de premiação, os alunos, pais e professores puderam prestigiar as apresentações do grupo "Amigos Herança Capoeira", formado por alunos da escola e pessoas da comunidade. A equipe de Capoeira e Taekwondo são ministradas no período noturno nas dependências da unidade educacional.

 

 

"O sucesso da Feira é resultado da integração com a comunidade escolar, onde cada um colabora com seu talento", explica a diretora da unidade, Regina Lima.


galeria de imagens