Secretaria Municipal de Educação

06/08/2018 - Educação
Comunidade escolar participa de curso sobre prevenção de acidentes
Entre os temas estarão engasgamento e afogamento em piscinas

foto/divulgação: arquivo sme

O foco é em prevenir acidentes, mas em caso de algum imprevisto, os educadores já estão aptos a realizarem os primeiros procedimentos e acionarem corretamente os profissionais de atendimento

Nesta terça-feira (07), a Secretaria de Educação de Florianópolis (SME), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, estará ministrando para professores  um curso a respeito de prevenção e atendimento de emergências e traumas no ambiente escolar. Já foram trabalhados com eles os temas de odontopediatria, nutrição e cuidados na infância. A formação ocorrerá a partir das 8 horas da manhã no Centro de Educação Continuada da SME.

 

 

O foco é em prevenir acidentes, mas em caso de algum imprevisto, os educadores já estão aptos a realizarem os primeiros procedimentos e acionarem corretamente os profissionais de atendimento pré-hospitalar e responsáveis.

 

De acordo com o Secretário Municipal de Educação, estão inscritos aproximadamente 30 colaboradores para essa que já é a quarta turma neste ano. Para Maurício Fernandes Pereira, o sucesso do curso está na integração da comunidade escolar  com os procedimento padrões.

 

Os temas que serão desenvolvidos serão gerenciamento de cena; reanimação cardiorrespiratória; tratamento de ferimentos; estabilização de fraturas e contenção de hemorragias; engasgamentos; queimaduras; emergências pediátricas; grupo de abandono em caso de emergências e os perigos do ambiente aquático.

 

 

Para o professor Charles Schnorr, da Gerencia de Projetos Inovadores da SME, esse tipo de iniciativa e capacitação apresentam resultados extremamente relevantes, pois atualmente a rede municipal de ensino de Florianópolis  tem uma cultura prevencionista acentuada.  “Inclusive reconhecida no cenário nacional, através de relatos e artigos publicados em periódicos da área de saúde e emergência”, complementa.

 

Crianças ficam engasgadas, sofrem traumas acidentais, afogam-se em piscinas, baldes. Os participantes do curso serão treinados para lidarem com situações semelhantes. Situações, as quais já foram atendidas por outros colaboradores da SME nas unidades, e felizmente, todas com um final positivo.

 

 

No período da tarde, às 13h30, noventa estudantes da Escola Básica Municipal Antonio Paschoal Apóstolo, na sede da unidade,  no Rio Vermelho, serão treinadas também sobre prevenção de acidentes. A garotada dos terceiros anos do ensino fundamental terá capacitação de noções de anatomia do corpo humano e como controlar uma hemorragia, assuntos do projeto Educar para Salvar, que vem ocorrendo em escolas municipais desde o inicio do ano, e que já capacitou mais de 320 crianças na temática da prevenção e primeiros socorros.

 

 

 

MANHÃ

 

O quê: prevenção e atendimento de emergências e traumas no ambiente escolar

Horário: 8 horas da manhã

Público: professores

Local: Centro de Educação Continuada da SME

Endereço: Rua Ferreira Lima, 82, Centro

 

TARDE

 

O quê: prevenção e atendimento de emergências e traumas no ambiente escolar

Horário: 13h30

Público: Estudantes dos terceiros anos do ensino fundamental

Local: Escola Básica Municipal  Antonio Paschoal Apóstolo

Endereço: Rodovia João Gualberto Soares, 6809,  Rio Vermelho


galeria de imagens