Secretaria Municipal de Educação

28/11/2018 - Educação
Professores apresentam teatro de sombras para promover a inclusão
Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelhas foi o título escolhido. Unidade atende seis crianças com deficiência

foto/divulgação: SME

O intuito dos professores foi despertar na criançada a empatia e o cuidado que todos devem ter com as pessoas com deficiência

Chapeuzinho da Cadeirinha de Rodas Vermelhas. Essa história, do livro “Era uma vez um conto de fadas inclusivo”, do escritor e fisioterapeuta Cristiano Refosco, foi retratada como peça de teatro de sombras no Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis Idalina Ochôa, no bairro Carianos. O intuito dos professores foi despertar na criançada a empatia, a sensibilidade e o cuidado que todos devem ter com as pessoas com deficiência. Com 169 crianças, a unidade educativa atende uma estudante cadeirante, uma com deficiência motora, três autistas e uma com deficiência intelectual.

 

A coleção de Cristiano Refosco traz ainda os títulos “Branca Cega de Neve”, “João sem braços e o pé de feijão”, “O Pequeno Polegar que não conseguia caminhar”, “Cinderela sem pé”, “Pinóquio das muletinhas”, “O segredo de Rapunzel”, “Cócegas na floresta - João e Maria”, “A Bela Amolecida”, “Aladown e a lâmpada maravilhosa” e “Alice no país da inclusão”.

 

O teatro de sombras é uma arte muito antiga de contar histórias. Para a realização, precisa-se de uma lâmpada ou outra fonte de iluminação e uma superfície lisa e clara. Basta a pessoa colocar as mãos ou um boneco em frente à luz para que a sombra seja projetada na parede ou tela. Muitos efeitos podem ser alcançados através da movimentação, tanto dos bonecos quanto da fonte de luz.


galeria de imagens