Secretaria Municipal de Educação

27/11/2019 - Educação
Prefeitura de Florianópolis promove seminário sobre o Bairro Educador
As inscrições devem ser realizadas até esta quinta-feira, 28, e o evento ocorrerá na sexta-feira, 29

foto/divulgação: Leonardo Sousa

Oficina de surf oferecida no Bairro Educador.

Em comemoração ao Dia Internacional das Cidades Educadoras, que ocorre no dia 30 de novembro, a Prefeitura de Florianópolis irá realizar o Seminário Técnico do Bairro Educador. A temática abordada no evento será "Escutar a cidade para transformá-la: reflexões na construção de uma cidade educadora".

 

O evento será realizado na sexta-feira, dia 29, no Centro de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (CEC), localizado na Rua Ferreira Lima, 82, no Centro.

 

As inscrições poderão ser realizadas até esta quinta-feira, dia 28, no site da Prefeitura, clicando aqui. Para mais informações, entre em contato no telefone (48) 3251-6130. 

 

Das 8h às 17h, o seminário deve reunir Ramires Brilhante, presidente da Rede Brasileira de Cidades Educadoras, Marília de Santis, gestora do Centro Educacional Unificado (CEU) Heliópolis, referência nacional como Bairro Educador, e Nazareno Antônio da Silva (Buiú), diretor de relações institucionais da União de Núcleos, Associação dos Moradores de Heliópolis e região (UNAS).

 

Estarão presentes também o superintendente do Bairro Educador, Guilherme Pontes, e membros da equipe, para um debate acerca das questões educativas proporcionadas pela implementação do programa em Florianópolis. O evento é voltado para os servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação.

 

Por meio do Bairro Educador, Florianópolis pretende ampliar as vivências e repertórios educativos das comunidades atendidas pelo programa, promovendo a articulação e o diálogo dos cidadãos e fortalecendo as redes locais em uma perspectiva de educação de forma integral.

 

Segundo Guilherme, “o seminário técnico do Bairro Educador vai abranger vivências significativas de Heliópolis, um dos bairros educadores brasileiros da cidade de São Paulo com experiências positivas, que são exemplo de sucesso para o mundo todo. Pretendemos também trazer aos servidores elementos fundantes de um bairro educador e consequentemente de uma cidade educadora”.

 

Para o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, “o intuito do Bairro  Educador é ampliar o repertório cultural de crianças, jovens e adultos da cidade. Esta, portanto, é uma iniciativa que tem por objetivo proporcionar aos participantes a vivência de uma oficina do programa, palestras e debates acerca do tema”.

 

O programa

O Bairro Educador é um programa voltado para comunidades em vulnerabilidade social, com intuito de combater a violência e estimular a integração entre bairro e população. Presente em todas as regiões da cidade, a iniciativa atende 16 localidades, desenvolvendo 72 projetos semanais definidos pela própria comunidade. Trata-se de oficinas como rap, futebol masculino e feminino, capoeira, jiu-jitsu, balé, mídias sociais, teatro e compostagem, produção de adereços de carnaval, aulas de surf, dança, futebol e curso profissionalizante, bem como aulas de literatura, contação de histórias, entre outros.

 

Localidades beneficiadas

 

No Continente, o Bairro Educador estará presente no Monte Cristo, Vila Aparecida e Coloninha.

 

No Centro, o projeto se concentrará no Morro da Mariquinha, Morro do Horácio, Serrinha, Morro do Mocotó, Córrego Grande e Monte Verde.

 

No Norte da Ilha, a iniciativa será integrada pelos bairros Vargem do Bom Jesus, Vargem Grande e Ingleses.

 

O Sul recebe o Bairro Educador por intermédio do Rio Tavares e Areias do Campeche. No Leste, o projeto vai atuar na Barra da Lagoa e Rio Vermelho.


galeria de imagens