Secretaria Municipal de Educação

05/02/2020 - Educação
Profissionais compartilharam suas experiências no 2º dia do COEB 2020
Nove trabalhos da modalidade relatos de experiência foram apresentados nesta manhã

foto/divulgação: Caio Graça

O Coeb 2020 está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

No Congresso de Educação Básica, promovido pela Secretaria de Educação da Capital, professores da rede municipal de ensino compartilharam suas vivências, divididas em três eixos: “Currículo e Prática Pedagógica”, “: Formação Inicial e Continuada” e “Política e Gestão”.
 
As práticas foram expostas das 10h30 às 12h nos auditórios Garapuvu, Goiabeira+Laranjeira e Pitangueira+Aroeira.
 
O Coeb 2020 está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua nona edição, tem como tema “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”. 
 
Currículo e Prática Pedagógica
 
Neste eixo foram apresentadas três práticas, no auditório Garapuvu.
A professora da rede municipal de ensino Stefany Júlia Pazin Dias foi responsável pelo tema “Pensando a Educação Infantil: como espaço de criação de vínculos e memórias para infância”. Professora substituta na rede desde 2016, Stefany é formada em Pedagogia com habilitação em Educação Infantil na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
 
Outro tema compartilhado foi “A Transição da Educação Infantil do Grupo G6 para o 1º ano do Ensino Fundamental”, pelas professoras Deise Muller e Fabíola dal Bianco Barbas. Deise é formada em Pedagogia com habilitações em Orientação Educacional e em Supervisão Escolar na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Fabíola é formada em pedagogia pela Unopar e leciona como professora alfabetizadora na rede municipal de ensino de Florianópolis desde 2009.
 
“Ressignificando a Prática pedagógica do 1º ano com olhar atento na transição da Educação Infantil” foi o tema apresentado por Maria Isabel Ramos Alves e Monique Ouriques Maia, professoras da rede municipal de ensino. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e especialização em educação infantil, Maria Isabel atua como professora.
 
Monique é formada em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e especializada em Educação Infantil, Séries Iniciais com ênfase na Educação Especial. É professora auxiliar de educação especial.
 
Formação Inicial e Continuada
 
A apresentação deste eixo ocorreu nas salas Goiabeira+Laranjeira. 
Uma das temáticas abordadas foi “A Docência Compartilhada como base para o planejamento das ações e relações educativo-pedagógicas”, pela professora da rede municipal de ensino Bárbara Luiza Ludvig Rodrigues. Ela é formada em Pedagogia pela Universidade Municipal de São José (USJ).
 
O professor Éder Sumariva Rodrigues compartilhou um projeto de teatro realizado com estudantes da Escola Básica Municipal Osvaldo Machado, em Ponta das Canas. “Teatro Lambe-Lambe: uma proposta pedagógica aplicável ao ensino do teatro da concepção a apresentação teatral da tradição a contemporaneidade” foi o tema apresentado. Éder é graduado em Artes
Cênicas e doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
 
O projeto de educação infantil “Territórios Brincantes: uma organização metodológica de trabalho coletivo” foi apresentado pelos professores: Charles Caubi Brandão e Cláudia de Almeida Ten Caten. Os dois professores são formados em Educação Física; Charles pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Cláudia pela Universidade Federal de Santa Maria (Ufsm).
Política e Gestão
 
As práticas foram realizadas nas salas Pitangueira+Aroeira. 
 
As professoras Fernanda Biazin Esteves Petrucio e Márcia Bressan Carminati levaram a proposta do “Sábado Cultural com entrega de boletins: construindo novas estratégias de aproximação da comunidade escolar”. Fernanda é licenciada em Ciências Biológicas, especialista em Saúde Pública e Meio Ambiente pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste). Atua como Professora do Laboratório de Ciências da Escola Básica Municipal
Beatriz de Souza Brito. Márcia é licenciada em Pedagogia, doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como Coordenadora Pedagógica na Escola Beatriz até maio de 2019, quando se aposentou.
 
O tema “Vivências na Educação Matemática em um projeto de Educação Integral nos Anos Finais do Ensino Fundamental” foi abordado pela professora Carla Peres Souza, que compartilhou detalhes e resultados de um projeto de Educação Integral realizado em 2019 com uma turma de 6º ano da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva. Carla é formada em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e mestre em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
 
A supervisora escolar Nataliê Andiara Be Cardoso apresentou “Os encontros de Grêmios Estudantis das Escolas Municipais de Florianópolis: Processo de Formação Continuada exercício de Cidadania”, em que abordou o processo formativo, os espaços de diálogo, ampliação de repertório cultural e outras temáticas trabalhadas com os estudantes. Nataliê é graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e atua na rede
municipal de ensino desde 2010.

 


galeria de imagens