Secretaria Municipal de Educação

05/02/2020 - Educação
COEB: Apresentação de pesquisas realizadas na rede municipal de ensino
Os trabalhos foram compartilhados na tarde do último dia do evento

foto/divulgação: Matheus Trindade

O Coeb 2020 é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Nesta quarta-feira, último dia do Congresso de Educação Básica, profissionais que tiveram a rede municipal de ensino da Capital como objeto de estudo, compartilharam os resultados e experiências com o público do evento. Dentro da modalidade Comunicação Oral de Pesquisa foram apresentadas nove práticas.
  
A modalidade ocorreu na parte da tarde, das 13h30 às 15h. Dentre os assuntos, estavam “Juventudes Negras: pertencimento racial e reconhecimento em uma comunidade de traços açorianos no Sul do Brasil”, “A Inserção na Relação Educativo-pedagógica na Educação Infantil” e “Oficinas de Cinema: olhares e participação das crianças e jovens na escola”.
  
O Coeb 2020 é promovido pela Secretaria Municipal de Educação e está acontecendo no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina. Em sua nona edição, tem como tema “Educação Pública: sujeitos, direitos e práticas”.
 
 
Currículo e Práticas Pedagógicas
 
Este eixo ocorreu no auditório Garapuvu e foi mediado pela coordenadora do Polo UAB Florianópolis Andréa do Prado Felippe.
 
O tema abordado pela auxiliar de sala Jaqueline Maria Coelho Maciel foi “Práticas de Letramento na Educação Infantil: Elementos para pensar a formação da atitude leitora e produtora de textos com crianças pequenas”. Dentro do assunto, ela tratou da reflexão sobre as práticas de letramento na educação infantil. Jaqueline é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (Uepg) e tem mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). Trabalha na rede municipal de ensino de Florianópolis desde 1992.
 
Zoleima Pompeo Rodrigues falou sobre “A inserção na relação educativo-pedagógica na Educação Infantil”. A pesquisa é tema de mestrado da pedagoga e tem como objetivo principal compreender as relações sociais durante o processo de inserção entre as crianças, suas famílias e o professor ao ingressarem num agrupamento coletivo de educação infantil no início do ano letivo. Zoleima cursou Pedagogia na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e está fazendo seu doutorado.
 
“O Ensino Fundamental de nove anos e a passagem do ofício de crianças para o ofício de aluno” é o tema estudado e apresentado pela professora Lurdete Castelan Novick. Dentro da temática, um dos temas levantados foi a ruptura do ambiente lúdico e interativo para um espaço menos acolhedor. Lurdete é formada em Pedagogia na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e está com o mestrado em andamento.
  
Política e Gestão
 
Nas salas Goiabeira+Laranjeira foram apresentadas três práticas, com a mediação de Lisandra Invernizzi, assessora pedagógica do Departamento de Tecnologias Educacionais (DTE).
 
A professora Cíntia Cardoso foi responsável pelo tema “Branquitude na Educação Infantil: Um estudo sobre Educação Étnico-Racial em uma unidade educativa no município de Florianópolis”. Um dos principais objetivos da pesquisa foi o desafio de ampliar o foco dos estudos das relações étnico-raciais na educação. Cíntia é doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (Ufpr) e formada em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter).
 
O assunto estudado pela professora de Ciências Elaine Cristina Pamplona Seifert foi “Experiências educacionais inclusivas compartilhadas”. Ela compartilhou sua pesquisa que resultou na plataforma educacaoinclusiva.org, um site colaborativo de compartilhamento de práticas educacionais inclusivas. Elaine é graduada em Ciências Biológicas e mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
 
Elisangela Melnik Trombetta é professora e desenvolveu a pesquisa “O saber discente e a relação com a escola numa atmosfera permeada de dificuldades, impasses e situações de ‘fracasso escolar’”, a qual busca compreender o sentido da experiência escolar de dois jovens de camadas populares que frequentam a educação básica. Formada em Pedagogia na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Elisangela trabalha o tema apresentado no
COEB em seu mestrado, que está em andamento.
 
 
Formação Inicial e Continuada
 
Mediadas pela assessora pedagógica do Núcleo de Formação, Pesquisa e Assessoramento da educação Infantil (Nufpaei), Simone Cintra, as práticas deste eixo foram realizadas nas salas Pitangueira+Aroeira. 
 
Doutoranda em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a professora Jaymini Pravinchandra Shah falou sobre “O ato criador como práxis arte/educativa na formação de professores de Artes Visuais”. A pesquisa foi realizada por meio do desenvolvimento de oficinas teórico-práticas com um grupo de estudos. Graduada em Artes Plásticas também pela Udesc, Jaymini dá aulas de artes na rede municipal de ensino de Florianópolis.
 
Karine Joulie Martins apresentou a prática “Oficinas de cinema: olhares e participação de crianças e jovens na escola”. O trabalho é resultado da pesquisa de mestrado, em que o problema estudado é a escassez dos espaços de participação para crianças e jovens na escola, no território e na mídia. Karine é graduada em cinema e faz doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina.
 
A assessora pedagógica do Núcleo de Anos Iniciais da Secretaria de Educação de Florianópolis, Daniela Guse Weber, apresentou o tema “Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa: Contribuições à prática pedagógica que ensinam matemática nas classes de alfabetização”. Daniela é graduada em Pedagogia com habilitação em supervisão escolar pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e mestre em Educação Cientifica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).


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