Secretaria Municipal de Educação

15/06/2020 - Educação
Coração apertado move professora a gravar vídeos para crianças do Neim Waldemar da Silva Filho
Marta Novakoski, da rede municipal de ensino, alerta: “precisamos continuar sorrindo e distribuindo o melhor de nós mesmos”.

foto/divulgação: Arquivo SME

Professora Marta conta histórias compartilhando alegria e entusiasmo

 

Num forte momento de saudade das crianças do Núcleo de Educação Infantil Municipal de Florianópolis  Waldemar da Silva Filho, a professora Marta Novakoski decidiu tomar uma atitude.

 

 

 

Para homenagear os pequenos resolveu fazer um vídeo. “Pensei em uma das coisas que mais amo fazer para as crianças: cantar para elas. Uma forma de não deixar apagar o fazer pedagógico dentro de mim”.

 

 

 

A professora lembrou de uma música que as crianças adoram e se divertem muito quando cantada na Neim: "A história de uma gata" , de Chico Buarque, que faz parte do musical Os Saltimbancos.

 

 

 

Escolhida a música, começou na sequência uma tarefa muito importante, diz Marta, conhecida como Martinha, a preparação e produção do cenário, assim como a escolha da fantasia dela.

 

 

 

Mas, não ficou só nisso. “Como e onde gravar, o que falar, como cantar.” Perguntas que rondaram a cabeça dela.

 

 

 

Empolgada com a receptividade do vídeo, gravou outros. No segundo vídeo interpretou “Fazendinha”, de Chaps Melo, do Mundo Bita.

 

 

 

“Bom dia/O Sol já nasceu lá na fazendinha/Acorda o bezerro e a vaquinha/Que já cocoricou dona galinha/Levanta/Que o cavalinho já pulou da cama/Que o pintinho tirou seu pijama/ E o porquinho já caiu na lama”.

 

 

 

A solidariedade dos girassóis

 

 

 

O terceiro vídeo contemplou a música  “O Girassol”, de Frei Fabreti. Antes, contou a história de uma menininha que cultivava um jardim cheio de flores coloridas. Um dia, plantou girassóis, flores amarelas que procuram a luz do sol. Em dias nublados, olham uma para outra para dividirem energia.

 

 

 

“Algo que mexe com meus instintos”

 

 

 

“Ficamos sujeitos à pandemia doa Covid19”, fala Martinha, “o que fez com que mudássemos todos os nossos hábitos de trabalho. Não poder estar com as crianças é algo que mexe muito com meus instintos, pois é a energia e a vivacidade da infância que me revigoram todos os dias”.

 

 

 

A ideia, enfatiza a ex-diretora do Neim, de 2017 a janeiro de 2020, é poder compartilhar um pouco de alegria e entusiasmo, distribuindo leveza e amor para as pessoas. “Onde de uma forma simples e carinhosa, todos se sintam abraçados. Precisamos continuar sorrindo, distribuindo o melhor de nós mesmos”.

 

 

 

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, lembra que Marta Novakoski desenvolve um trabalho de muito amor e carinho com as crianças e com toda a comunidade educativa. “É uma profissional que sempre buscou fortalecer a relação Neim e família, preocupando-se com a qualidade do atendimento e tudo o que envolve a educação”.

 


galeria de imagens