Secretaria Municipal de Educação

24/07/2020 - Educação
Família se une para que garoto da EBM Costa de Dentro vire youtuber por conta de aulas online
Pedro, de 6 anos de idade, fala como realiza as tarefas escolares, ensina posições de yoga e explica o que ocorre se jogarmos lixo no mar

foto/divulgação: Arquivo SME

Pedro Ludwig Russo estuda na EBM Costa de Dentro e grava vídeos sobre coisas que está aprendendo no canal do Youtube

Um fato curioso chamou a atenção na Escola Básica Municipal de Florianópolis Costa de Dentro.  O estudante do 1° ano do ensino fundamental, Pedro Ludwig Russo, envolveu-se tanto com as atividades de aprendizagem online que decidiu compartilhar vídeos sobre as coisas que está aprendendo em um canal do YouTube, criado pela mãe Ana Paula Ludwig especialmente para ele.

 

 

 

A produção dos vídeos para o canal acontece a partir dos registros das atividades escolares enviadas pelas professoras. O aluno aproveita os temas estudados e a ludicidade das aulas para contar como realiza as tarefas escolares, brincadeiras, receitas e histórias, além de virar repórter por um dia para abordar o consumo e desperdício de alimentos.

 

 

 

Pedro, de seis anos de idade, fala sobre poluição e explica o que ocorre se jogarmos lixo no mar. O menino mostra preocupação com as baleias que morrem por ingestão de plástico, quer ajudar a conscientizar as pessoas a respeito desse tema trabalhado no projeto da escola.

 

 

 

O garotinho mostra uma brincadeira simples com os pés, onde precisa colocar os brinquedos dentro de uma caixa sem usar as mãos. Junto com a irmã Pietra, 10 anos, ensina um jogo da velha com garrafas em tamanho gigante que qualquer um pode fazer em casa. 

 

 

 

Com a parceria do pai, Jean Pierri Dutra, ainda ensina posições de yoga para crianças, atividades propostas pela professora Marilda Amadeu de Educação Física. 

 

 

 

Os registros ainda trazem receitas simples de bolo e uma experiência culinária de alfajor argentino, receita estudada na aula de espanhol.

 

 

 

O material é editado com a ajuda da irmã Pietra, também aluna da escola do 5° ano. Pedro, que em sala de aula se mostrava tímido, está com uma boa desenvoltura em frente à câmera, e o mais importante, sistematiza muito bem o que aprende.

 

 

 

Ele demostrou facilidade em compreender conceitos e utilizá-los em um processo de aprendizagem significativa, à medida que os pensa a partir do contexto em que a sociedade está vivendo.

 

 

 

Também é preciso destacar o trabalho da professora regente Annabel Feijó, que é bastante lúdico e o fato dela ter realizado uma proposta de acolhimento muito sólida com as crianças do 1º ano antes da pandemia, o que ajudou a manter o vínculo, afirma a professora de espanhol, Janete Elenice.

 

 

 

De acordo com a mãe Ana Paula, Pedro sempre quis ter um canal. “Temos que aproveitar esse tempo para estimular nossos pequenos a aproveitarem todo conhecimento disponível, oferecido através dos professores e da escola”.

 

 

 

Para Ana Paula, o papel da família é incentivar sempre os filhos, sonhar junto, fornecendo meios, transformando ideias em realizações. “Assim, esse tempo difícil, fica um pouco mais suave e com marcas positivas”.

 

 

 

O secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, enfatiza que a participação das famílias tem sido fundamental para manter o vínculo entre escola e estudantes e têm apresentado bons resultados. “Juntos, somos mais fortes”, acrescenta.

 

 

 

Meio Ambiente e Ecopedagogia

 

 

 

A equipe pedagógica da Escola da Costa de Dentro utiliza o Google Sala de Aula para desenvolver um projeto pedagógico preparado exclusivamente para quarentena.

 

 

 

Conforme a professora Janete Elenice, os conteúdos curriculares são trabalhados a partir do tema gerador do projeto político-pedagógico da escola que é Meio Ambiente e Ecopedagogia, abordado a partir do contexto da pandemia.

 

 

 

Janete frisa que “os professores da escola trabalham incansavelmente para diversificar a metodologia de ensino, mesmo que as atividades sejam realizadas a distância. 

 

 

 

São trabalhados jogos educativos online, atividades de leitura e escrita, produção de material audiovisual, construções artísticas com material reciclado, culinária, exercícios corporais, atividades físicas, manualidades, entre outros. Dessa maneira, o alcance da proposta pedagógica é maior e mais democrático". 

 

 

 

Diz ela que “a mediação generosa dos pais, irmãos, tios, avós e entre tantos outros, que aceitaram esse desafio e acolheram as nossas propostas pedagógicas é fundamental nesse momento difícil e novo para todos”.

 

 

 

Canal no YouTube do aluno Pedro Ludwig Russo

 

https://www.youtube.com/channel/UCiKMd3Asq9IrfwK2dJE17MA

 

 

Facebook Escola Costa de Dentro

 

https://www.facebook.com/EBMCostadeDentro/


galeria de imagens