Fundação Municipal de Esportes

10/08/2016 - Comunicação
Prefeito visita ginastas olímpicas da Bulgária
Seleção está em treinamento há duas semanas na Capital

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Prefeito em conversa com a presidente da federação búlgara

O prefeito Cesar Souza Junior esteve na tarde desta quarta-feira (10) no Ginásio Rozendo Lima Vasconcelos, do Instituto Estadual de Educação (IEE), em visita às atletas da seleção de ginástica rítmica da Bulgária, que estão entre as melhores do mundo. Elas se encontram em treinamento para as Olimpíadas Rio 2016 em Florianópolis há duas semanas.

“Vamos em frente”, incentivou o prefeito, após conversa com a presidente da federação que representa a modalidade desportiva no país europeu, Illiana Raeva, que, ao longo da carreira, acumulou 19 medalhas (cinco de ouro, oito de prata e seis de bronze) em campeonatos em seu continente e ao redor do mundo.

Raeva, que discorreu sobre a popularidade da ginástica rítmica em seu país, onde fica atrás apenas do futebol, mostrou-se encantada com a acolhida que teve na Capital. “Penso que a Bulgária está no melhor local, aqui em Florianópolis”, disse ela, referindo-se tanto ao espaço destinado ao treinamento quanto ao hotel e à alimentação.

“Tudo está muito bem e o treino está bem, o que é o mais importante para nós. Vamos sair daqui com muita gana e muita sorte para trabalhar pesado no Rio”, expressou a ex-ginasta, já com vistas às competições olímpicas dos dias 19 a 21.

Ao todo, a seleção búlgara de ginástica rítmica desportiva é integrada por seis atletas, sendo que cinco delas – Mihaela Maevska (25), Reneta Kamberova (25), Hristina Todorova (21), Lyubomira Kazanova (20) e Tsvetelina Naydenova (22) vão disputar em conjunto e Neviana Vladinova (22), no individual. As ginastas são campeãs mundiais, já que, em 2014, ganharam o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, na Turquia, e o Campeonato da Europa, no Azerbaijão.

Observação

As meninas daqui que treinam a modalidade no IEE estão de olho nas ginastas europeias desde que elas chegaram à cidade. A pequena Luiza Quaresma (10), que treina há cinco anos, não esconde a satisfação com a oportunidade. “É uma das melhores seleções do mundo. É muito bom ficar olhando. A gente vê como elas fazem e aprende movimentos novos”.