Fundação Municipal de Esportes

03/10/2019 - Esporte
Atleta de 14 anos da equipe de basquete de Florianópolis assina contrato com time da Itália
Vitor Hugo Cardoso estuda e treina no Instituto Estadual de Educação, ele tem 2 metros de altura e um talento impossível de mensurar

foto/divulgação: divulgação

IEE/AVAI/FME

Biro, como é popularmente conhecido, foi descoberto pela professora de educação física Ana Cláudia, que viu nele a oportunidade ideal para fazê-lo brilhar no esporte. Kenyo Nunes, esposo de Ana, ficou sabendo do atleta e foi atrás. "Foram algumas tentativas de trazer ele para nosso clube, no Instituto Estadual de Educação (IEE). O Biro era um menino muito tímido, o mundo dele era o bairro em que morava", afirma Nunes, coordenador do clube ADIEE/AVAÍ/FME - clube bastante conhecido no basquete pelos títulos conquistados nos cenários estadual e brasileiro.
Três anos se passaram e Vitor Hugo Cardoso começou a estudar no IEE e treinar com os técnicos da equipe. Lucas Boaventura, técnico formador, Thuanny Mackoviesky, auxiliar técnica da equipe masculina e Kenyo Nunes, coordenador do grupo. "Ele foi criando gosto pelo basquete, sua altura imponente entre os garotos da idade é um destaque peculiar, chamou a atenção de muitos empresários brasileiros e até europeus". E um desses empresários fechou contrato com o clube e o garoto Biro.
Com passaporte e passagens em mãos, o que parecia impossível aconteceu. Nesta sexta-feira (04) ele tem seu último treino com os amigos de equipe, dos quais divide diversas medalhas e participações em torneios nacionais. Biro embarca junto de Kenyo nesta segunda-feira, com destino a Itália, e lá será o novo mundo dele, junto de atletas de diversas partes do mundo. Todos em busca de um sonho: voar alto.
E ele vai. "Acertamos contrato até 2023 para preparação e adaptação, após esse período, certamente será alocado para algum time europeu de sucesso. Biro é garoto grande, vai longe ainda e isso nos dá muito orgulho. Saber que o esporte muda vidas, como a da família do Biro, é muito gratificante. Ainda mais pra nós, que vemos em nosso projeto a oportunidade de mudar a vida de diversas crianças e adolescentes carentes ou não, vivenciando o esporte", destaca Kenyo Nunes.
ADIEE/AVAÍ/FME
O time é uma parceria entre a Associação Desportiva do Instituto Estadual de Educação (IEE), equipe Avaí de Futebol e Prefeitura Municipal de Florianópolis através da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis.
O projeto conta com o apoio de Curso e Colégio Tendência, Megatrip, Restaurante Don Emiliano e Academia Energym. 
Nós somos #FloripaTeam


galeria de imagens