Fundação Municipal de Esportes

26/04/2018 - Esportes
Floriaópolis estará representada em seis modalidades nos Jogos Abertos da 3ª idade

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Jogos Abertos da 3ª idade

Florianópolis irá contar com uma delegação de aproximadamente 50 atletas, para a disputa de troféus em seis modalidades na 11ª edição dos Jogos Abertos da 3ª Idade (JASTI), que serão realizados no município de Rio do Sul de 22 a 27 de maio.

 

A Capital catarinense tentará manter a hegemonia na Dança Popular Folclórica vencida nos últimos anos, mas busca também reconquistar a tradição na Bocha, já que no ano passado a equipe masculina não conseguiu a classificação para o estadual. “Independente do resultado, todos os atletas que competem nos Jogos são verdadeiros campeões e servem de inspiração, por demonstrar a importância da prática de esporte para uma vida saudável e mais longa”, destaca o Superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Florianópolis, Maycon Oliveira.

 

A equipe “Manezinha” também briga por troféu na Dança livre, Dança de Salão até 69 anos e voleibol masculino e feminino, após a classificação na etapa Microrregional. A Prefeitura de Florianópolis por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude vai disponibilizar toda a estrutura para os atletas durante o evento, que inclui suporte técnico, médico, alojamento, transporte e alimentação.

 

Quase seis mil participantes com idade a partir de 60 anos, disputaram as etapas Microrregionais oriundos de 217 municípios catarinenses, onde 1800 competidores se classificaram para a etapa estadual.

  • Histórico


No dia 3 de outubro de 2006 o Governador do Estado sancionou a Lei nº 13.846 instituindo os Jogos Abertos da Terceira Idade no Estado de Santa Catarina. O objetivo era criar um evento que atendesse aos idosos propiciando lazer, integração e confraternização.

 

1ª edição ocorreu em Chapecó (12 a 14 de junho 2008). Demais municípios que sediaram: Gravatal (2009), Barra Velha (2010), Timbó (2011), Piratuba (2012), Itá (2013), Canoinhas (2014), Criciúma (2015), Itajaí (2016), Blumenau (2017). Em 2017, foram inclusas as modalidades de handebol e voleibol adaptados.

 

Os jogos são um evento de participação, com troféu individual, os Jasti não têm um campeão geral. Além das competições, estão previstas outras atividades, como baile, feiras artesanais e passeios.


galeria de imagens