Fundação Municipal de Esportes

10/11/2017 - Esporte
Xadrez masculino de Florianópolis é bicampeão dos Jasc

foto/divulgação: Divulgação PMF

Xadrez masculino de Florianópolis é bicampeão dos Jasc

Tensão, concentração e estratégia. Assim pode ser definida a final de xadrez masculina que ocorreu nesta sexta-feira, 10 de novembro, na 57ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Pela soma dos pontos obtidos nas disputas anteriores, as cidades de Florianópolis, Itajaí e Blumenau tinham chances de conquistar o primeiro lugar. Mas, depois de seis horas de tabuleiro, a equipe masculina da Capital consagrou-se bicampeã dos Jasc.

 

Assim que iniciaram as disputas às 9h desta sexta-feira, penúltimo dia dos Jogos, Itajaí estava na frente no quadro geral de pontos, seguida por Florianópolis e depois, Blumenau. No entanto, os municípios nas primeiras colocações não disputaram diretamente. Itajaí jogou contra Lages. Florianópolis enfrentou Concórdia e Blumenau competiu contra Maravilha.

 

Com o passar das horas os resultados das partidas começaram a ser conhecidos e o grande vencedor foi se delineando. A primeira disputa a encerrar teve duas vitórias para Lages, uma para Itajaí e um empate. Nas mesas entre Blumenau e Maravilha o placar fechou em três para o município do Vale do Itajaí e um empate.

 

O confronto mais demorado da competição foi entre Florianópolis e Concórdia. Mas, os jogadores da Capital dominaram os últimos lances e garantiram o título com três vitórias e um empate. Com o troféu deste ano, a equipe consagrou-se bicampeã dos Jasc.

 

O time masculino de Florianópolis é composto por Kaiser Luiz Mafra, César Umetsubo, Daniel Brandão, Gilberto Milos e pelo técnico Marcelo Pomar. A equipe disputou sete rodadas até erguer o troféu nesta sexta-feira.

 

Além do título, os atletas Elana de Souza ganhou o bronze no tabuleiro 6 feminino, Kaiser Mafra também ficou com o bronze no tabuleiro 2 masculino, Cesar Umetsubo conquistou a prata no tabuleiro 5 masculino, e Gilberto Milos ficou em primeiro lugar no tabuleiro 3 masculino.

 

Com muito foco, dedicação e inteligência a equipe de xadrez retorna a Florianópolis levando muito mais que as medalhas e o título, carrega ainda a torcida e o orgulho de uma cidade inteira.