FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

11/06/2020 - Meio Ambiente
Semana de Conscientização do Meio Ambiente 2020 chega ao fim
Nos últimos sete dias, Prefeitura realizou lives e ações para debater e conscientizar a população sobre a importância dos recursos ambientais

foto/divulgação: unsplash

Semana de Conscientização do Meio Ambiente 2020 chega ao fim

Com a Live “Economize água, ixtepô”, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Floram, encerrou a Semana de Conscientização Ambiental 2020. Foram vários eventos online e presenciais (mantendo sempre as recomendações do distanciamento social) com a intenção de valorizar o meio ambiente e educar as pessoas a respeito da importância desses espaços para o município e a sociedade.

Na última sexta-feira (5 de junho), no Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura anunciou o novo serviço de coleta seletiva domiciliar de verdes (restos de poda) e a ampliação da rede de entrega voluntária de vidros.

Essa nova coleta teve início nesta quarta (10), conforme calendário por bairro. Esses resíduos verdes processados pela Comcap são transformados em cepilho e composto orgânico usados em ações e práticas de agricultura urbana, no ajardinamento e paisagismo de ruas, parques e praças, em hortas urbanas comunitárias e institucionais (redes municipais de saúde e educação).

 

Debates ao vivo pela internet

 Nesta terça, a agricultura urbana foi um dos temas das Lives organizadas pela semana. Além da Superintendência da Pesca, Maricultura e Agricultura, a conversa também contou com representantes das secretarias da Saúde e Educação, Floram, Comcap, que compõem o Programa Municipal de Agricultura Urbana (PMAU). 

Na última sexta, foram três transmissões ao vivo. Pela manhã, um debate sobre o Parque Ecológico do Córrego Grande e os espaços verdes urbanos de Florianópolis, que contou com a presença do prefeito e do vice-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro e João Batista Nunes, o Senador da República por Santa Catarina, Dário Berger, entre outros convidados.

À tarde, um painel sobre a conservação da biodiversidade na cidade, com representantes da Floram, e à noite, uma conversa sobre o programa Floripa Lixo Zero 2030, com representantes da Comcap e também do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Nesta quarta, com a Live “Economize Água, Ixtepô”, representantes do Município e da Casan conversaram sobre os impactos da falta de chuva em Florianópolis nos últimos meses, e como essa característica do clima impacta no abastecimento de água da cidade.

Todas essas conversas estão disponíveis no canal da Prefeitura de Florianópolis no Youtube, no link:

https://www.youtube.com/channel/UCHdoYyBlD7he5Qa-oKMrooQ/videos

Organizada pela Floram, Comcap e pela rede solidária Somar Floripa, a Semana de Conscientização do Meio Ambiente 2020 terminou, mas o trabalho do município em relação a conscientização ambiental continua, com atividades integradas de Educação Ambiental e com o esforço de todos os setores envolvidos.