FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

25/04/2018 - Meio Ambiente
Jacaré tem filhotes e chama atenção dos visitantes do Parque Ecológico do Córrego Grande

foto/divulgação: Carin Perske / Comunicação PMF

Filhote de jacaré

Um ‘bichinho’ marrom, medindo cerca de dois metros, com uma enorme boca e dentões ameaçadores, teria um potencial imenso para encher os visitantes do Parque Ecológico do Córrego Grande de medo, não? Errado! Harolda,  jacaré do papo amarelo, é a atração principal do parque.

Quando encontrou seu lar no local, os funcionários batizaram-na de Haroldo, em homenagem a um dos colaboradores do parque ecológico. Tudo mudou quando avistaram-no carregando seus filhotes: Haroldo era na verdade um jacaré fêmea e teve seu nome mudado para Harolda.

Da família Alligatoridae, a recente mamãe mudou a rotina no local: a curiosidade das pessoas fez com que aumentassem as visitas e criou a necessidade de se fornecer informações sobre o único exemplar de jacaré do papo amarelo do Parque Ecológico do Córrego Grande. Em trilhas guiadas pelos educadores ambientais do Departamento de Educação Ambiental da FLORAM, os visitantes podem ter informações sobre o habitat, comportamento, alimentação e característica do réptil.

O jacaré do papo amarelo tem seu habitat no sudeste da América do Sul, sendo que 70% da espécie em todo mundo está no leste do Brasil. Vive nos Pampas, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, sendo muito encontrado em ecossistemas costeiros como mangues, pântanos, lagos, rios. Seu risco de extinção é menos preocupante, porém deve ser monitorado devido o aumento das cidades diminuindo seu habitat.

Solitária, Harolda pode ser encontrada em local próximo ao recanto do pau-brasil ao lado do Lago do Jabuti, embora, na maioria do tempo esconda-se na mata ou no lago, onde sente-se protegida.

A visitação à Harolda e seus filhotes no Parque Ecológico do Córrego Grande pode ser feita todos os dias, das 7h às 18h, respeitando, porém, os avisos distribuídos pelo local, por se tratar de um animal selvagem.

Parque Ecológico do Córrego Grande
Rua João Pio Duarte Silva 535, Córrego Grande.


galeria de imagens