FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

13/12/2019 - Meio Ambiente
Duas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis recebem o certificado internacional da Bandeira Verde
Reconhecimento é dado após as escolas cumprirem uma série de atividades de educação ambiental

foto/divulgação: Divulgação

Duas escolas da rede municipal de ensino de Florianópolis recebem o certificado internacional da Bandeira Verde

As unidades educativas Virgílio dos Reis Várzea, de Canasvieiras, e a Batista Pereira, do Alto Ribeirão, receberam a Bandeira Verde, entregues pelo maior programa global de escolas com gestão ambiental de qualidade, a Eco-Schools (Eco-Escola).
O hasteamento da bandeira foi realizado na última quarta-feira (11), no auditório da Virgílio. O evento contou com a presença do Secretário Municipal de Educação, Maurício Fernandes Pereira, do Diretor Geral da FLORAM, Marquinhos Silva, do coordenador do Eco-Escolas no Brasil, Ricardo Cerruti Oehling e dos diretores das duas escolas presentes.

A Eco-Escolas é uma iniciativa educativa internacional promovida pela ONG europeia "Foudation for Enviromnetal Education", FEE. Para Ricardo Cerruti, do Eco-Escolas, é um prazer certificar as escolas - "A parceria do Instituto com a FLORAM, através do Floram vai à Escola, beneficiou bastante o sucesso desse programa, são as duas primeiras escolas municipais certificadas junto ao programa".

O Secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira, salienta que a adesão das unidades de ensino ao projeto, em parceira com o IAM e Floram, é muito importante para consolidar as ações de educação ambiental. "Os sete passos seguidos não só capacitam os estudantes para uma conscientização acerca do cuidado com o ambiente e a sustentabilidade, como estimulam a protagonizar ações nas escolas como um todo, na comunidade".

*Metodologia dos 7 passos do Eco-Escolas*

Para receber a Bandeira Verde, as escolas devem cumprir sete passos pré-estabelecidos. Dando rumo e consistência nas ações de gestão ambiental das escolas.
No primeiro, as unidades educativas devem montar um comitê formado professores, estudantes, funcionários, pais e voluntários que participam de atividades dos estabelecimentos de ensino. Por meio de um diagnóstico ambiental, o grupo estuda quais os problemas, do ponto de vista ambiental, que são mais problemáticos no espaço.
Depois é feita uma pesquisa sobre resíduos, água e energia. A comunidade escolar avalia qual ponto deverá escolher, após comparar os resultados. A turma da Batista Pereira perceber que precisava focar nos resíduos, e o grupo da Virgílio escolheu trabalhar com energia e também com resíduos.

No terceiro passo, os estudantes formulam um Plano de A. Para executá-lo, é liberada uma verba de R$ 1 mil, repassadas pela FLORAM (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis).

Para saber se as metas estabelecidas estão sendo atingidas, é feito o monitoramento e medido o progresso.
O projeto é inserido no currículo pedagógico da unidade educativa. Na Virgílio, por exemplo, foi desenvolvido um app com jogo e quizz, para que as crianças do 2º ao 5º do ensino fundamental utilizassem.

Já na Batista, foram realizados mutirões de limpeza em caixas d'água e nos pátios, além de podas e compras de lixeiras com pedais e bombonas para armazenar o lixo orgânico utilizado na compostagem.

Para Marquinhos da Silva, Diretor Geral da Floram, é uma satisfação muito grande fazer parte deste momento. "Que possamos promover ainda mais a busca incansável da preservação do nosso meio ambiente através da Educação Ambiental. Conscientizar as crianças é fundamental para darmos continuidade a este trabalho".
As escolas certificadas continuarão realizando atividades de gestão ambiental no ano de 2020, através do Programa.
*Saiba mais sobre o Programa Eco-Escolas*

No Brasil, o programa chegou em 2008, através do operador nacional IAR (Instituto Ambientes em Rede). Ao mesmo tempo que abrange diferentes aspectos do desenvolvimento sustentável e constrói laços com a comunidade, o programa estende a aprendizagem para além da sala de aula e desenvolve atitudes responsáveis, tanto em casa como em toda a sociedade.