FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

17/12/2020 - Meio Ambiente
Jardim de Mel: Parque Ecológico do Córrego Grande recebe mais três caixas de abelhas sem ferrão
Estações ajudam na polinização do ambiente e preservam espécies nativas de abelhas

foto/divulgação: Nicolas Quadro / PMF

Jardim do Mel no Parque do Córrrego

Nesta quarta-feira, foram instaladas três estações polinizadoras de abelhas sem ferrão no Parque Ecológico do Córrego Grande, ao lado da sede do Departamento de Educação Ambiental da Floram.  Essa iniciativa é realizada por meio de uma parceria entre Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). 


A ação compõe o projeto Jardim de Mel, instalado no Parque Ecológico do Córrego em 2018, na parceria com formandas do curso de Biologia da UFSC. O intuito é orientar e educar as pessoas que circulam pelo Parque sobre a importância dessas abelhas sem ferrão para a polinização natural e para a biodiversidade da região. 


Foram instaladas três caixas, de três espécies diferentes: Mandaçaia, Jataí e Mirim Elas estão localizadas em uma área adequada, com iluminação e próxima de árvores e flores para facilitar o processo de polinização. As caixas são tampadas, com um furo na lateral para ocorrer a saída e entrada das abelhas, e lá dentro elas depositam o mel e se reproduzem. 


Rodrigo Cunha, Chefe da Divisão de Estudos Apícolas celebrou a parceria entre Epagri e Floram. “A Mandaçaia, a Jataí e a Mirim são três espécies bem representativas na Meliponicultura. São abelhas bem conhecidas, bem resistentes e são ótimas para serem implantadas em unidades de Educação Ambiental, diz.


As caixas foram entregues pela Epagri, que também disponibiliza em seu canal no Youtube vídeos explicando o manejo das colônias, a alimentação das abelhas no inverno e demais recomendações. O material você encontra aqui:
Educação Ambiental
Esse tema é recorrente nas atividades do Departamento de Educação Ambiental da Floram, por meio de vídeo aulas e palestras, e também com visitas ao parque feitas por escolas. “É essencial que as pessoas entendam que essas abelhas são nativas, sem ferrão e tem uma importância ecológica enorme”, explica Henrique dos Reis, geógrafo e educador ambeintal do Depea.


O Depea fica dentro do Parque do Córrego, na Rua João Pio Duarte Silva, 155, no Córrego Grande. O telefone é o (48) 3338-0021 , e o email para contato é o floramea@pmf.sc.gov.br. O Parque Ecológico do Córrego Grande segue aberto para visitação, das 7h às 18h, com uso de máscara obrigatório para todos. Por conta da pandemia, não é possível realizar no local eventos e aglomerações.