FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

06/07/2021 - Meio Ambiente
Prefeitura alerta para necessidade de limpar caixas de gordura
Ação do Trato Pela Lagoa e Blitz Sanear lacrou rede de esgoto de restaurante no Canal da Barra

foto/divulgação: Divulgação

Fiscais e técnicos participaram da ação

 

Em ação do Trato Pela Lagoa e Blitz Sanear foi lacrado esgoto do restaurante O Timoneiro, na Fortaleza da Barra da Lagoa na manhã desta terça-feira (6). O episódio, aponta Laudelino de Bastos e Silva, secretário adjunto do Meio Ambiente e responsável pela Superintendência de Saneamento Básico, alerta para a necessidade do estabelecimento comercial fazer manutenção periódica de caixa de gordura e fossa.
 
O vídeo mostra o despejo de efluentes de caixa de gordura direto no canal da Lagoa. “É o descaso do estabelecimento que tem o sistema instalado, mas deixa a caixa de gordura entupir e passa a extravasar óleo e gordura direto para o mar”, lamenta o superintendente. O sistema de esgotamento sanitário do restaurante na Rua Laurindo José de Souza foi lacrado.
 
“Não podemos mais admitir esse tipo de poluição urbana. O cidadão tem de fazer manutenção, cuidar da rede de esgoto interna, não pode jogar para a rede pública e achar que está resolvido”, afirma Laudelino.
 
A Blitz Sanear é formada por fiscais e técnicos da Casan, Secretaria do Meio Ambiente, Vigilância em Saúde, Floram e Tec Civil Construções, empresa responsável pelo Trato Pela Lagoa. A fiscalização é acompanhada de trabalho de sensibilização para que os domicílios tenham caixa de gordura regular e para que as mantenham limpas, evitando extravasamentos para a rede pluvial.