FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

16/11/2017 - Meio Ambiente
Prefeitura acompanha de perto erosão no Sul da Ilha

foto/divulgação: divulgação

Erosão no Sul da Ilha

A prefeitura de Florianópolis realizou no início de novembro de um mapeamento com drone para monitorara erosão costeira na praia da Armação (caldeirão), no Distrito do Pantano do Sul. Esse monitoramento está sendo realizado por um grupo de trabalho composto por técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano - Smdu,  Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis – Ipuf e Fundação Municipal de Meio Ambiente – Floram.


Nos meses de setembro e outubro a recorrência de maré alta e eventos de forte ressaca deixaram em risco um trecho da rodovia SC-406 e consequentemente o abastecimento de água de parte da população do sul da ilha de Santa Catarina. Para conter a erosão, a solução emergencial encontrada foi o enrocamento instalado no setor norte da praia.

De acordo com o geógrafo Kaliu Teixeira, gerente de Geoprocessamento do IPUF, a distribuição da erosão em alguns trechos da seção transversal da área de restinga chegou a 45 m, formando barrancos de 3 até m de altura. “A intenção agora é manter o acompanhamento da morfodinâmica da praia pós enrocamento, destaca o geógrafo.”