FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

04/06/2021 - Meio Ambiente
Floram realiza manutenção em estrada de acesso aos ranchos de pescadores no Parque Natural no Santinho

foto/divulgação: Divulgação / PMF

Floram realiza manutenção em estrada de acesso aos ranchos de pescadores no Parque Natural no Santinho

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Florianópolis, está realizando a manutenção da estrada de acesso aos ranchos de pescadores da Ponta Sul dos Ingleses. A estrada está localizada no Parque Natural Municipal da Lagoa do Jacaré das Dunas do Santinho (PNMLJDS). 


O material utilizado para manutenção da estrada é o saibro arenoso, que não traz impactos para a paisagem local e garante estabilidade para o trânsito de veículos passarem com a produção pesqueira. Além disso, a Floram também realiza o cercamento de estradas paralelas, garantindo que o rancho dos pescadores tenha um acesso único. 


Segundo o chefe da Divisão de Implantação e Manejo das Unidades de Conservação da Floram, Cid Neto, a utilização de uma via de acesso única para o rancho de pescadores é fundamental para a preservação ambiental do local.


"Antigamente as estradas eram abertas em diversas áreas, o que era muito prejudicial para as dunas do local. Com a criação do PNMLJDS em 2016, a Floram e o conselho gestor da Unidade de Conservação têm agido para estabelecer apenas uma estrada por ali. Além disso, está feito todo um trabalho de sinalização e também de retirada de espécies exóticas do local. Todas essas ações têm sido importantes para a perceptível recuperação ambiental do Parque". 


Semana do Meio Ambiente

As ações realizadas no local estão dentro da temática proposta para a Semana do Meio Ambiente: "fazer as pazes com a natureza". Na Capital, o evento será realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) da Prefeitura de Florianópolis e vai contar com uma programação variada a partir de abertura neste sábado, 05 de junho, até a sexta-feira seguinte, em 11 de junho.
   
As atividades a serem oferecidas incluem o anúncio de novas unidades de ecopontos na cidade e novidades na coleta seletiva, lançamento de editais de planos de manejos de parques, oficinas e talks online por meio lives, além de uma das atividades da Semana do Meio Ambiente mais apreciadas pela população: a entrega de mudas nativas.