FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

16/09/2011 - Meio Ambiente
Dia da Preservação da Camada de Ozônio
O excesso da liberação de gases prejudica a camada

foto/divulgação:

Ilustração da camada de ozônio

Hoje é comemorado o Dia da Preservação da Camada de Ozônio. Esta data foi escolhida, pois em 1987, no mesmo dia, 46 países assinaram o “Protocolo de Montreal”, onde se comprometiam parar de fabricar o gás CFC (CloroFluorCarbono).

 

O CFC é amplamente utilizado nas indústrias, e também encontrado em sprays em geral, ar-condicionado, chips de computadores, embalagens plásticas, entre outros.

 

A camada é perfurada através do excesso de liberação de gases, aumentando gradativamente o buraco, e consequentemente os raios ultravioletas atingem toda superfície terrestre.

 

Mesmo com a queda do consumo de CFC, ele ainda é adquirido através do mercado negro, ou seja, tem-se que continuamente estar eliminando-o.

 

Entenda a camada de ozônio


Esta camada, uma das principais barreiras que protegem os seres vivos dos raios ultravioleta, é formada por três átomos de oxigênio concentrado, o O3. Como sua característica é de quebrar-se facilmente, ele rapidamente transforma-se em oxigênio (O2), perdendo a função de deter os nocivos raios solares. O gás foi formado há cerca de 400 milhões de anos, e está entre 20 e 35 quilômetros de altitude.

A camada mantém a temperatura da Terra fresca e agradável. O problema está na sua destruição, onde os raios ultravioletas além de prejudicar a própria vida, traz malefícios para gerações futuras.

 

Antigamente não se tinha essa preocupação pois não havia tantas emissões como nos dias de hoje, por isso, para evitar malefícios, todos devem fazer sua parte.

Em abril deste ano, a Estação Meteorológica Mundial registrou nível recorde do buraco na camada acima do Ártico, devido ao frio excessivo do lugar. Apesar da OMM já ter divulgado que a camada encontra-se estável há dez anos, não pode-se deixar de preservá-la.

 

Como você pode ajudar


  • Sempre que possível, trocar os eletrodomésticos antigos pelos mais modernos. Como consomem menos energia, eles emitem menos gases também.
  • Preferir água fria ao lavar suas roupas. As máquinas de lavar roupas, quando utiliza-se água quente, estão também prejudicando o meio ambiente.
  • Separar o lixo orgânico do reciclável.
  • Baterias de celular e outros eletrodomésticos devem ser destinados a pontos de coleta específicos, não sendo misturado com o lixo comum.
  • Reutilizar o óleo, recolhendo-o após o uso e entregando em pontos de coleta.
  • Fechar bem as janelas ao utilizar aparelhos de ar condicionado e aquecedores, evitando assim o uso da temperatura máxima do aparelho.
  • Pintar as casas com cores claras em países quentes, e cores escuras nos países frios, plantar árvore, caminhar e andar mais de ônibus.


galeria de imagens