FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

21/09/2011 - Meio Ambiente
Dia da árvore
A data é comemorada devido as condições favoráveis para plantação

foto/divulgação:

Um hectare de floresta pode absorver 1,2 toneladas de dióxido de carbono

O Brasil, há 30 anos, formalizou que  dia 21 de setembro seria comemorado o Dia da Árvore. A data foi escolhida pois os povos indígenas costumavam homenagear a árvore nesta época devido as condições favoráveis de chuvas para plantação. Como nosso país tem diferenças climáticas, a data na região Norte e Nordeste é celebrada na última semana de março.

 

Falando delas, são plantas lenhosas, e costumam estender-se até seis metros de altura na maturidade. Por terem raízes secundárias, elas distinguem-se de palmeiras.

 

Árvore é sinônimo de vida. Mesmo sendo redudante, é sempre bom lembrar a importância na nossa vida. Mesmo com esta comemoração hoje, não se deve apreciá-la (e protegê-la) de modo passageiro. A preservação deve ser feita todos os dias do ano.

 

Os benefícios dela vão desde a sombra que proporciona até a folha de papel. Ecologicamente, além de manter o ambiente mais bonito, ela mantêm a umidade do ar, ajuda a absorver o gás carbônico do ar nos devolvendo como oxigênio, protege os rios, nascentes, preserva a vida silvestre, e até diminui a poluição sonora. Economicamente, a madeira é usada para construções, celulose para papel, óleo, essências, substância medicinais, frutos e flores.

 

Conforme entrevista concedida ao jornal Notícias do Dia desta quarta-feira, Gerson Basso afirma "Queremos que a cidade tenha o maior percentual possível de áreas verdes e para isso é necessário plantar muito e negar os pedidos de corte de árvores, o que estamos fazendo com 90% dos que recebemos".

 

É nossa responsabilidade protegê-las!!

 

Curiosidades sobre árvores:

  • Ninguém sabe ao certo quanto tempo uma árvore pode viver, mas tem-se registros de árvores que ultrapassaram 2000 anos.
  • A árvore símbolo do Brasil, o Pau Brasil, está ameaçado de extinção. Esta foi responsável pela economia do país nos tempos de colonização, através de tinta retirada da planta e exportada para Europa.
  • A Mata Atlântica cobria 1 milhão de km². Hoje, tem somente 4% do seu tamanho original.
  • A Floresta Amazônica equivale a 40% das reservas florestais tropicais úmidas existentes no mundo.
  • Atitudes simples como não desperdiçar papel, não comprar madeiras em risco de extinção, não derrubar árvores sem autorização da Prefeitura são alguma atitudes que conservam esse bem da humanidade.
  • A árvore mais antiga está no Parque Estadual de Vassununga, em São Paulo. O jequitibá-vermelho possui 4500 anos, 39 metros de altura, 2,40 metros de diâmetro e pesa 264 toneladas. Para abraçá-la precisa-se reunir dez homens!

 

E você? Já plantou alguma árvore? Deitou sob elas para simplesmente relaxar? Abraçou-a? Se não, hoje é dia para aproveitar e fazer!


galeria de imagens