FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

04/10/2011 - Meio Ambiente
Hoje (04) é celebrado o dia de São Francisco de Assis
O santo é protetor dos animais e padroeiro da ecologia

foto/divulgação:

São Francisco é conhecido pela sua imagem rodeada por animais

Comemora-se hoje o Dia de São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia. São Francisco é admirado pelos seus votos de pobreza, liberdade religiosa, humildade e bondade, sobretudo com os animais. A data foi escolhida em homenagem ao santo, que faleceu no dia 4 de outubro de 1926.

 

A comemoração só foi registrada em 15 de outubro de 1978, pela ONU, através da Declaração Universal dos Direitos dos Animais. Os direitos abordam temas como respeito, abandono, exposições, experimentos e morte, ressaltando que os direitos dos animais devem ser defendidos assim como os dos homens.

 

A poluição e a destruição do meio ambiente também são consideradas como crimes contra os animais. Devemos protegê-los, proporcionando o direito de viver livremente em seu habitat, e evitando que sejam submetidos a maus tratos e crueldades. O Artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9605/08) proíbe quem abusar, mal tratar, ferir, mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos, sob pena de detenção e multa.

 

O desprezo destes direitos tem levado o homem a praticar crimes contra os animais, sendo que estes são os que constituem o fundamento de coexistência de outras espécies no mundo. O respeito aos animais está ligado ao respeito aos homens e seus semelhantes. A formação deste caráter, deve ser feita desde a infância, ensinando as crianças a compreender e respeitar os animais.

 

No país, há cerca de 250 animais ameaçados de extinção, como rãs, aranhas, pica pau, tico-tico, pintassilgos, lagartos, tartarugas e mamíferos como onça pintada e lobo-guará.

 

Lei 9605/08: http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/lei_9605_98.pdf

 

"Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles." - Philip Ochoa