FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

05/10/2011 - Meio Ambiente
Dia Mundial das Aves
Andorinha, pombo e pardal são as aves mais comuns

foto/divulgação:

Gaivotão (Larus domenicanus): comum na região

Hoje, 5 de outubro, comemora-se o Dia Mundial das Aves. As aves são animais vertebrados, ovíparos, identificados principalmente pela presença de penas, asas, bico córneo e ossos pneumáticos, podendo variar de 5 centímetros a 2,75 metros e de 28 gramas a 150 quilos.

 

Todos os pássaros são aves, porém, nem todas aves são pássaros. Os pássaros estão representados na ordem com maior número de espécies, chamada Passeriformes.

 

Sua origem dá-se no período Jurássico, na era Mesozóica. O protagonista é o Archaeopteryx lithografica, réptil diferente dos demais por causa do desenvolvimento de penas às suas asas. A partir deste, as aves foram evoluindo. As primeiras tinham esqueleto da cauda longo e bico com dentes.

 

Na sua evolução, as aves adquiriram algumas características que permitiram seu voo: endotermia, desenvolvimento de penas, desenvolvimento de ossos pneumatizados, perda, atrofia ou fusão de ossos e órgãos; sistema de sacos aéreos; postura de ovos; quilha, expansão do osso esterno onde se prende os músculos que movimentam as asas; ausência de bexiga e dentes; corpo leve e aerodinâmico.

 

A maioria das aves é caracterizada pelo seu voo, porém, as ratitas não podem ou apresentam voo limitado, característica adquirida por espécies recentes em relação a ancestrais que conseguiam voar. Algumas espécies perderam esta habilidade, como as insulares. Pinguim, avestruz e o dodô (extinto), são alguns exemplos de espécies não voadoras. A destruição e fragmentação do habitat, poluição e introdução de animais e plantas exóticas, são alguns exemplos à extinção deste grupo, devido a sua vulnerabilidade.

 

Cada ave demonstra aonde vive através de suas patas. O avestruz tem patas robusta de corredores, o falcão garra de caçador. Já o mergulhão, possui pata em forma de remo, em que quando a pata está para frente, ela se torna fina, oferecendo pouca resistência a água.

 

“Pássaro na gaiola não canta, lamenta” (Tema da campanha da WSPA contra pássaros em gaiola)

 

Lista das Aves do Brasil, segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos: http://www.cbro.org.br/CBRO/pdf/avesbrasil_out2010.pdf