FLORAM - Fundação Municipal do Meio Ambiente

24/05/2013 - Meio Ambiente
Programação da Semana do Meio Ambiente

foto/divulgação: Divulgação

Programação Semana do Meio Ambiente

          Programação da Semana do Meio Ambiente

 

                            DESCRIÇÃO

 

DIA 29 “Mutirão de limpeza do Manguezal do João Paulo”

LOCAL: João Paulo

HORA: 9horas

Acontecerá uma caminhada na área do manguezal junto à colônia de pesca do Porto no bairro João Paulo para recolhimento de lixo e conscientização sobre a temática ambiental. Esta atividade acontece anualmente organizada com parceria entre a Floram, a Comcap e a Associação de Moradores do Porto.

O ponto de encontro será no campo de futebol na entrada do bairro João Paulo,



DIA 02 –“Mutirão de limpeza da Lagoa Pequena”

LOCAL: Campeche

HORA: 10h

Esta ação é uma iniciativa da Associação de Moradores do Campeche e Grupo Cacarecos da Ilha, com apoio da Comcap e da Floram. Está na sua quarta edição e para este dia está programado além do recolhimento do lixo , plantio de mudas nativas, stand-up paddle, piquenique coletivo (traga seu lanche e sua toalha), tenda da saúde (com aferição de pressão, dosagem glicêmica, orientação profissional, verificação de ICM), roda de violão, dança circular e alongamento. Pretende-se que este evento passe a fazer parte anualmente das ações da Educação Ambiental da Floram.

O ponto de encontro será na Lagoa Pequena, Campeche.



DIA 03 – “Lançamento Campanha Não Alimente os Animais do Parque”

LOCAL: Parque Córrego Grande

HORA: 9h

Neste dia far-se-á o lançamento da campanha “não alimente os animais do parque” com distribuição de panfletos informativos e orientação aos visitantes. Conta com o apoio de voluntários amigos do parque e colaboração da Plot Estúdio. A distribuição dos panfletos continuará sendo feita por voluntários amigos do parque ao longo do ano.

Ponto de encontro: Lago das Carpas – Parque Ecológico do Córrego Grande.



DIA 03 – “Trilhas Ecológicas”

LOCAL: Parque Córrego Grande

HORA: 14h

Esta atividade é o acompanhamento dos visitantes às trilhas do parque com informações acerca da história, ambientes, fauna e flora do parque.

Ponto de encontro: Praça Pau Brasil no Parque Ecológico do Córrego Grande.

 

DIA 04  “Oficina de produção de mudas”

LOCAL: Parque Córrego Grande

HORA: 10h

A oficina destina-se à produção utilizando materiais alternativos como caixas, sacos de jornal, garrafas, entre outros. Tem como objetivo estimular o plantio e aproveitamento de sementes para produzir mudas de árvores frutíferas como pitanga, goiaba, araçá, entre outras.

O encontro será na Praça Pau Brasil no Parque Ecológico do Córrego Grande.

 

DIA 04 –“Trilha Naufragados ”

LOCAL: Pântano do Sul

HORA: 13h e 30min

Acontecerá uma caminhada na trilha de Naufragados, no Ribeirão da ilha, oportunizando uma vivência num importante ecossistema da Ilha. Durante a trilha os participantes poderão observar os aspectos relacionados ao ambiente, animais e plantas. Bem como receber informações acerca de questões ambientais.

Esta trilha demarca o início da parceria entre o Corpo de Bombeiros, a Secretaria Municipal de Educação e a Floram, que ao longo do ano estarão realizando outras trilhas pelo município.

O ponto de encontro será no ponto final do Ribeirão da Ilha.

 

DIA 05 – “Passando o dia no Parque”

LOCAL: Parque da Luz

HORA: 10h

No dia Mundial do Meio Ambiente, a Floram junto com a Associação dos Amigos do Parque da Luz e a UNIPAZ receberão os participantes retomando as atividades sistemáticas no Parque da Luz.

Neste dia haverá momentos de ginástica psicofísica, caminhada pelo parque, danças circulares, informação e distribuição de mudas.

A ideia é em parceria entre Floram, Secretaria de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, voltar a atender turmas de alunos para aulas no parque.

O ponto de encontro será no parque da Luz.



DIA 05 –“IV Seminário Regional de educação Ambiental GTEA RH08”

LOCAL: Santo Amaro da Imperatriz

HORA: 8h às 18h

Este evento é promovido pelo GTEARH08, grupo que a Floram é membro ativo e participa desde 2009.

Este encontro tem como principal objetivo congregar educadores ambientais, promovendo troca de informações e formação continuada. Neste ano acontecerá no Município de Santo Amaro da Imperatriz.

Maiores informações e inscrições pelo blog do grupo. gtearh08.blogspot.com.br

 

 

DIA 05 –“Plantando na Escola”

LOCAL: EBM Herondina  Medeiro Zeferino -Ingleses

HORA: 9h

Esta atividade é uma iniciativa do Rotary Club de Florianópolis que há vários anos já realiza atividades em conjunto com a Floram e este ano conta com a pareceria da Escola Herondina. Neste dia serão plantadas mudas de árvores nativas sob orientação dos técnicos da Floram.

O ponto de encontro será na EBM Herondina Medeiro Zeferino nos Ingleses. Maiores informações 32693091 (Roni)

 

DIA 05 –“Mutirão Parque Ponta do Sambaqui

LOCAL: Ponta do Sambaqui

HORA: 14h

Esta atividade refere-se a mais uma ação em prol da revitalização e cuidado da área do parque da Ponta do Sambaqui, com a finalidade de orientar o melhor uso do local. Técnicos e fiscais da Floram estarão neste dia fazendo uma vistoria e procedimentos no local.

O ponto de encontro será no Parque da Ponta do Sambaqui

 

 

DIA 06 –“III Reciclamente ”

LOCAL:  CECA  SC 401.

HORA: 8h às 18h

Este evento é uma iniciativa do Centro de Educação e Cidadania Ambiental – CECA, que este ano conta com apoio da Floram. O III Reciclamente tem como foco, este ano, questões relacionadas ao consumo consciente. Os participantes terão a oportunidade de visitar um circuito de atividades diferenciadas relacionadas a temática.

O ponto de encontro será no CECA, na SC 401, em frente ao Floripa Shopping.

 

 

DIA 06 –“Passeando pelo Bosque”

LOCAL: Bosque Pedro Medeiros

HORA: 9h ÁS 17h

Ação desenvolvida pela Secretaria da Continente que demarca o início de ações em conjunto a serem realizadas entre esta instituição e a Floram. Neste dia o Bosque Pedro Medeiros estará recebendo visitantes para realização de trilhas orientadas, contação de histórias, entre outras atividades relacionadas a questão ambiental

Maiores informações através do telefone 3348 4328.

 

 

DIA 06 – “I Oficina de Viveragem com espécies Nativas da Mata Atlântica ”

LOCAL: viveiros de mudas nativas do Parque Municipal da Lagoa do Peri.

HORA: 8h às 17h

Ação desenvolvida pelo Departamento de Unidades de Conservação da Floram no Parque da Lagoa do Peri que tem como objetivo ampliar as possibilidades de atividades que são realizadas no parque. Neste dia os participantes terão a oportunidade de aprender desde a identificação da planta nativa, coleta de sementes, quebra de dormência e técnicas de produção de mudas.

O encontro será na Lagoa do Peri pela manhã ou pela tarde.

 

DIA 07 –“I BLITZ AMBIENTAL”

LOCAL: Av. Beira Mar Norte, em frente ao trapiche

HORA: 10h

Ação desenvolvida em parceria com Guarda Municipal que tem como principal objetivo fazer abordagens aos veículos transitando pela Avenida Beira Mar. Próximo ao trapiche da Beira Mar será montada uma estrutura para distribuição de mudas e orientações sobre diversas questões ambientais.

 

 

DIA 07 – “Trilhas Ecológicas

LOCAL: Parque Ecológico

HORA: 14h

Esta atividade é o acompanhamento dos visitantes às trilhas do parque com informações acerca da história, ambientes, fauna e flora do parque.

Ponto de encontro: Praça Pau Brasil no Parque Ecológico do Córrego Grande.

 

DIA 08 –“CONTINUO FAZENDO MINHA PARTE ”

LOCAL: Parque Córrego Grande

HORA: 9h às 16h

Evento que acontecerá no parque Ecológico Córrego grande que tem como principal objetivo promover o despertar para consciência ambiental. Além de orientações sobre diversas questões ambientais, terá exposições, distribuição de mudas, oficinas, o abraço ao parque, danças circulares, diversas brincadeiras, inauguração do PEV fixo de coleta de resíduos eletrônicos, piquenique coletivo, e também muita diversão.

 

DIA 09 –“III Etapa do Projeto Praia Limpa”

LOCAL: Praia do Moçambique

Hora: 9h

Esta ação é uma iniciativa da Associação de Moradores do Rio Vermelho em parceria com a Escola Aberta da EBM Maria Conceição Nunes, com apoio da Comcap e da Floram. É uma ação que encerra diversas atividades que acontecerão no bairro durante esta semana. Está na sua terceira edição e para este dia está programado além do recolhimento do lixo, ações de orientação em relação a questão ambiental.

O Ponto de encontro será na EBM Maria Conceição Nunes as 8h e 30min.

 

ATENÇÃO:

Durante toda esta semana a Floram em parceria com CDI estará recolhendo resíduos de materiais eletrônicos de informática.

 

MAIORES INFORMAÇÕES: 33380021

 

 

 

                                Informações: 3338 -0021

 

Parceiros : Guarda Municipal, Ecocultura, Unipaz, Amorv, Amocam, Cacarecos da Ilha,Associação Amigos do Porto, Plot Studio Gráfica,Corpo de Bobeiros,Secretaria Municipal de Educação,Associação dos Amigos do Parque da Luz,GTEA RH 08, Rotary Clube, CECA, Secretaria do Continente