Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

13/09/2016 - Cultura
Galeria Vecchietti abre exposição fotográfica
Mostra de fotografias de Lela Martorano pode ser visitada até 29 de outubro

foto/divulgação: Lela Martorano

Mostra será aberta nesta quarta-feira (14)

Utilizando a fotografia como linguagem para refletir sobre a passagem do tempo e as recordações, a artista visual Lela Martorano abre a exposição “Longe. Estado Indefinido” na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti. Selecionada por meio de edital de ocupação lançado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, a mostra será aberta nesta quarta-feira (14), às 19 horas, e ficará disponível para visitação pública até 29 de outubro, com entrada franca.

 

Composta por uma série de nove fotografias de paisagens, a exposição busca proporcionar uma aproximação com o espectador. O conjunto de imagens está distribuído no espaço como páginas de um livro, questionando os limites da fotografia e de sua própria materialidade. Também fazem parte da mostra uma imagem impressa em papel (lambe-lambe) – e que ocupa uma parede da galeria – e a “paisagem sonora”, assinada pela artista Fê Luz.

 

Nas imagens, a superfície arranhada sugere a ideia de efemeridade e esquecimento, “como se as paisagens fossem se desfazendo ao longo do caminho”, explica a artista. Para ela, “cada viagem é uma experiência interior, um passo a mais no deslocamento do homem sobre a terra”, complementa.

 

Explorando imagens

 

Natural de São Joaquim, Lela Martorano é graduada em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina e doutora em Lenguajes y Poeticas em el Arte Contemporaneo pela Faculdade de Belas Artes de Granada/Espanha. Radicada em Florianópolis, a artista tem um trabalho focado na exploração implacável da imagem e sua projeção, com uso opcional de dispositivos analógicos. A apropriação de slides e filmes super-8 produzidos pelo seu pai na década de 1970 constituiu a base para o desenvolvimento desse processo, que transita entre a fotografia e a videoinstalação.

 

Através do procedimento de apropriação e das relações entre a imagem-luz (projeção) e a imagem-matéria (fotografia), Lela Martorano busca deslocar as imagens de seu contexto cotidiano para o campo da arte e estabelece uma relação íntima com o espectador, fazendo um cruzamento de tempos, memórias e histórias, que não remetem apenas à percepção, mas também às sensações e emoções operadas pela memória.

 

Entre as diversas exposições individuais e coletivas realizadas pela artista, destacam-se “Mar de Dentro”, na Fundação Cultural Badesc/Florianópolis-SC e Mela Chu Gallery/Colônia-Alemanha (2012); “Olhos D’Agua”, na Galería Arrabal & Cia, Granada-Espanha (2012); e “Cidades Inventadas”, no Museu Vitor Meirelles / Florianópolis-SC (2005).

 

Serviço:

 

O quê: Longe. Estado Indefinido, de Lela Martorano

Quando: 14 de setembro (quarta-feira) / 19 horas – abertura

        Visitação até 29 de outubro

         De segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti

        Praça XV de Novembro, 180 – Centro / esquina com a Rua Tiradentes

          (48) 3333-9743

Quanto: gratuito