Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

11/10/2016 - Cultura
Mural da Cultura divulga arte catarinense
Obras de Juliana Crsipe e Loro de Lima ficam em exposição até dia 3 de dezembro no espaço cultural do Mercado Público

foto/divulgação: Loro de Lima

Humano-Desumano, de Loro de Lima

O Mercado Público de Florianópolis oferece duas novas exposições artísticas para serem apreciadas pelo público que visita aquele espaço. Até dia 3 de dezembro, os frequentadores do prédio histórico podem conferir as obras assinadas pelos artistas Loro de Lima (Lourival Pinheiro de Lima) e Juliana Crispe, em exposição no Mural da Cultura, na ala norte. A visitação é gratuita.

 

 Inaugurado em agosto de 2015, o Mural integra o programa de difusão artística da Secretaria Municipal de Cultura, executado por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A iniciativa visa à criação de novos espaços de divulgação das artes na Capital, proporcionando ao público diferentes formas de apreciação estética e valorização da produção local.

 

Expostas em painéis renovados periodicamente, as obras apresentam o trabalho de artistas da cidade, promovendo um diálogo entre diferentes estilos, do tradicional ao contemporâneo. Além de trazer informações sobre a exposição, o espaço divulga o contato dos artistas para interessados em conhecer outros trabalhos. O mural pode ser apreciado na ala norte do Mercado Público, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas; aos sábados, das 9 às 14 horas, e em alguns domingos, com divulgação prévia.

 

Pintura e fotografia

 

Em quase 40 anos de produção artística, Loro de Lima está sempre reinventando sua linguagem na pintura, escultura, gravura e desenho, com traços que se movimentam entre o figurativo, o abstrato e o surrealismo. No Mural da Cultura, o artista apresenta quatro obras em óleo sobre tela, que integraram exposição individual da série “Humano-Desumano”.

 

Nascido em Florianópolis, em 1947, Lourival Pinheiro de Lima participa do movimento artístico da Ilha de Santa Catarina desde 1975. Viajou para os Estados Unidos em 1976, onde estudou na Art Students Leagne, em Nova Iorque. Com diversas mostras coletivas e individuais realizadas no Brasil e nos Estados Unidos, Loro de Lima foi considerado nos anos 1980 um dos ícones da arte catarinense, marcada pela pluralidade artística e estética como reflexo do mundo contemporâneo.

 

Formada em Artes Plásticas, com mestrado em Artes Visuais pelo Centro de Artes da Udesc (Universidade Estado de Santa Catarina), Juliana Crispe mostra no Mural da Cultura a obra “Entre-paisagem” (2013), que utiliza a técnica de fotomontagem. Com experiência nas áreas de gravura, processos artísticos, publicação de artista, curadoria, formação e capacitação docente, a artista também atua como arte-educadora e na produção de materiais artístico-pedagógicos.

 

Junto com outros profissionais, coordena o Projeto Armazém, que leva a exposições e feiras de arte uma linha de produtos artísticos como livro, caderno e diário de artista; postais, panfletos, cartazes, gravuras, fanzines, lambe-lambe, stickers, cartões, carimbos, entre outros trabalhos que tenham tiragens (de pequenas a grandes edições). Também coordena o Selo Armazém dedicado às publicações de artistas e o Espaço Cultura Armazém, instalado no bairro do Sambaqui, em Florianópolis.

 

 Serviço:

 

 

O quê: Mural da Cultura / Exposições

            “Entre-paisagem” – Juliana Crispe

            “Humano-Desumano” – Loro de Lima

 

Quando: até 3 de dezembro

               Visitação de segunda a sexta-feira, 8h às 19h / sábado, 9h às 14h

 

Onde: Mercado Público de Florianópolis – Ala Norte

            Rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro

 

Realização: Secretaria Municipal de Cultura

                   Fundação Franklin Cascaes

 

Quanto: gratuito


galeria de imagens