Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/10/2016 - Cultura
Mostra Lixo Zero abre agenda do Planeta.doc
Viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Planeta.doc vai exibir 80 filmes com a temática socioambiental

foto/divulgação: Planeta.doc

Mostra acontece de 14 a 30 de outubro

O Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc 2016 chega à terceira edição no Brasil, trazendo a Santa Catarina 80 filmes premiados em festivais pelo mundo. Com 12 obras dedicadas à questão do lixo e da reciclagem, a programação será aberta com a Mostra Planeta.doc Lixo Zero, realizada em parceria com a Semana Lixo Zero, que reúne eventos por todo o país dedicados a discutir e trazer soluções para a redução e gestão dos resíduos. De 24 a 30 de outubro, as sessões ocorrerão em diversos espaços em Florianópolis e em mais quatro cidades catarinenses. A programação é aberta e gratuita.

 

Com o objetivo de inserir  o debate sobre a sustentabilidade nas escolas e universidades, o Planeta.doc 2016 inclui mostras audiovisuais e um ciclo de conferências, entre outras atividades, de 24 de outubro a 13 de novembro. O Festival propõe a reflexão sobre a sociedade contemporânea e a difusão de práticas inovadoras para promoção da sustentabilidade e que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do planeta. Patrocinado pela Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, o projeto conta com apoio cultural da Neoway Business Solutions, Resort Costão do Santinho e Digilab.

 

Filmes e conferências

 

Durante o Planeta.doc serão exibidos gratuitamente cerca de 80 filmes sobre temas relacionados ao nosso planeta, premiados em eventos como Sundance, Cannes e Festival de Cinema de Berlim.  As obras serão apresentadas a estudantes de ensino médio, fundamental e universitário em sessões realizadas na UFSC, Udesc, Sapiens Parque, Centro Integrado de Cultura (CIC), Fundação Cultural Badesc, Sesc/Prainha, Instituto Estadual de Educação e Instituto Padre Vilson Groh. Em parceria com a Udesc, as exibições para estudantes também ocorrerão em Ibirama, Laguna, Joinville, Balneário Camboriú, além de Florianópolis.

 

A Mostra Planeta.doc apresenta um panorama da realidade  socioambiental no mundo contemporâneo, procurando revelar e debater a dimensão do impacto ambiental nas sociedades humanas em vários continentes do Planeta.  Traz também filmes que abordam a problemática social, ambiental e histórica no Brasil. Na mostra, que é competitiva, serão premiados os melhores filmes socioambientais estrangeiros (Planeta.doc Internacional); os melhores filmes sociambientais brasileiros (Planeta.doc Brasil); e os melhores filmes do mundo que demonstrem inovações ou reflexões sobre a sustentabilidade urbana (Planeta.doc Cidades Humanas).

 

Nos dias 3 e 4 de novembro, o Planeta.doc Festival reúne em Florianópolis renomados cientistas e cineastas para debater alguns dos principais dilemas da sustentabilidade. O evento abre o palco para as ideias de importantes pensadores da Terra – tanto da área acadêmica quanto artística - e pretende contribuir ao necessário e protelado debate por meio de conferências presenciais e amplamente divulgadas via internet e redes sociais. Os encontros ocorrerão no Auditório Garapuvu da Universidade Federal de Santa Catarina, no bairro Trindade. 

 

Com a ação educativa Planeta na Escola, o festival pretende socializar o acervo audiovisual de filmes socioambientais e científicos por meio do fomento ao uso de material multimídia educativo em sala de aula e do desenvolvimento de uma plataforma on-line para distribuição dos mesmos. A proposta é disponibilizar aos professores de escolas públicas e universidades filmes documentários e animações que contribuam para a educação de crianças e jovens na questão da sustentabilidade, além de estimular a que os alunos produzam filmes sobre esse tema.

 

Entre os temas abordadas no Festival estão questões como energia; mobilidade urbana; construções e cidades sustentáveis; produção de alimentos; lixo e reciclagem. Também serão apresentados filmes sobre a natureza: água; ar e clima; oceanos; florestas; ecossistemas e habitats; biodiversidade; geologia; mundo microscópico e expedições. O evento também abrirá espaço para abordagem de denúncias; ações de movimentos sociais e organizações ambientalistas; intervenções em políticas públicas e projetos Socioambientais; práticas de povos tradicionais e conhecimentos ancestrais, assim como a antropologia no mundo contemporâneo.

 

Serviço:

 

O quê: Festival Internacional de Cinema Socioambiental Planeta.doc 2016 

Quando: 24 de outubro a 13 de novembro

Onde: diversos locais em Florianópolis

           Sessões também em Ibirama, Laguna, Joinville e Balneário Camboriú

Quanto: gratuito

Informações: www.planetadoc.com

 

Confira a programação da Mostra Planeta.doc Lixo Zero AQUI


galeria de imagens