Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

13/07/2017 - Cultura
Samba anima escadaria do Rosário no Centro nesta sexta
Velha guarda musical do G.R.E.S Dascuia faz roda de samba a partir das 18h30, com participação do músico André Calibrina

foto/divulgação: GRES Dascuia

Velha guarda musical da escola de samba Dascuia

Reduto que marca a presença dos negros em Florianópolis, a escadaria do Rosário passa a receber rodas de samba de raiz, semanalmente, conduzidas pela velha guarda musical da Escola de Samba Dascuia. A iniciativa, que contempla também a realização de uma feira de artesanato no mesmo local, tem como objetivo promover a ocupação cultural do espaço que tradicionalmente é ligado à ancestralidade africana.

 

A primeira edição do projeto Sexta Cultural será nesta sexta-feira (14), das 18h30 às 21 horas, com apresentação de cantores e instrumentistas da agremiação verde e rosa, além de participação especial do músico André Calibrina.

 

Coordenado pelo Instituto Wilma Garcia, o projeto conta com apoio da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A proposta é integrar a escadaria ao circuito musical que já existe no Centro Histórico da cidade, às sextas-feiras, estimulando a formação de um corredor cultural diversificado e acessível a diferentes públicos.

 

Caçula entre as escolas de samba do grupo especial do carnaval de Florianópolis, a Dascuia surgiu em 2011, a partir do bloco organizado na comunidade do morro do Céu, na região do Maciço do Morro da Cruz. A velha guarda foi formada em 2015, contando atualmente com 35 integrantes, dos quais 20 atuam na ala musical. O grupo divulga o samba de raiz e a própria história da agremiação.

 

Cultura Negra

 

Além das apresentações de samba, a escadaria do Rosário também está abrigando a Feira Afro-Artesanal de Florianópolis, que acontece todas as terças-feiras, das 10 às 17 horas. Semanalmente, o espaço recebe barracas padronizadas onde são comercializados produtos decorativos, utilitários e gastronômicos associados à temática afro-brasileira.

 

As duas iniciativas visam à ocupação territorial do local que dá acesso à Igreja da Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, proporcionando maior visibilidade aos saberes e fazeres da população negra. O projeto também busca o reconhecimento da contribuição desse segmento ao desenvolvimento econômico, cultural e social da capital catarinense. Pretende ainda fortalecer e valorizar a cultura de matriz africana, a exemplo do que já ocorre em relação à matriz europeia, com destaque para a cultura açoriana, bastante difundida em Florianópolis.

 

Serviço:

 

O quê: Sexta Cultural (Roda de samba com velha guarda do G.R.E.S Dascuia) 

Quando: sexta-feira (14), das 18h30 às 21 horas

Onde: escadaria do Rosário - Centro

Quanto: gratuito


galeria de imagens