Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

22/10/2018 - Cultura
Semana da Rendeira e do Rendeiro recheada de atrações
Uma semana de atividades esta programada para comemorar esta tradição

foto/divulgação: PMF

Semana da Rendeira e do Rendeiro

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes, promove uma semana com diversas atividades em homenagem ao dia da rendeira e do rendeiro. A data é uma homenagem a tantas mulheres e homens que preservam e perpetuam esta tradição secular. Passada de geração a geração, a renda de bilro exige habilidade com as mãos e criatividade para tecer e criar diferentes peças.



A programação que inclui oficinas de renda de bilro, exposição sobre esta arte, aulas para crianças, encontro entre as artistas é uma comemoração ao Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro, celebrado em 21 de outubro. As atividades que iniciaram no domingo seguem até o dia 29.  



História   Trazida pelos açorianos, a renda de bilro era a atividade preferida das mulheres enquanto esperavam os maridos retornarem da pesca. O que era uma forma também de contribuir financeiramente com a família. Com o tempo a renda virou parte da história da cidade até se tornar patrimônio cultural de Florianópolis.   No entanto, com o passar dos anos, a técnica, geralmente, transmitida de mãe para filha acabou não despertando mais o interesse como antigamente, ficando esta arte vinculada apenas às rendeiras e rendeiros mais antigos.   A comemoração é uma forma de valorizar esta tradição, mas também de conquistar as novas gerações para tal prática. Por isso serão realizadas oficinas em vários pontos da cidade, inclusive, com crianças por meio do Projeto Mãos que ensinam Mãos.

 

Dentro da semana festiva esta o projeto “Renda-se à moda” que acontece na última sexta-feira de cada mês. Na edição desta sexta (26) o tema será “Outubro Rosa” onde todas as rendeiras e fuxiqueiras estarão de rosa e branco. Elas irão confeccionar corações de renda de bilro rosa e fuxico rosa que serão doados para a Associação da Mulher Catarinense portadora de Câncer (AMUCC).