Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

21/12/2018 - Cultura
Mural de Cultura recebe exposição [Des]Retratos
O espaço fica localizado no corredor da Ala Norte do Mercado Público, voltado à divulgação da produção de artistas locais

foto/divulgação: PMF

Mural de Cultura

O Mural de Cultura apresenta ao público a exposição [Des]Retratos, que parte do princípio de que as Artes Visuais ainda estão restritas a espaços expositivos pouco acessíveis e distantes do público em geral e pretende retomar este importante espaço de divulgação das artes visuais de Florianópolis.


A curadoria opera na lógica já usual da arte contemporânea de apropriações de objetos e significados do espaço público e seu deslocamento para espaços expositivos institucionais. Os trabalhos apresentados foram inicialmente concebidos para serem inseridos no espaço público de maneira pouco ortodoxa a partir de lambe-lambes espalhados pelo centro de Florianópolis.

Os artistas/fotógrafos do Curso de Fotografia e Artes, orientados por Lilian Barbon, da Escola Câmera Criativa, elaboraram releituras da obra “Procuro-me” (2000-2003), de Lenora de Barros. O mote daquela ação foi o autorretrato e cada participante desenvolveu trabalhos questionando identidades e propondo novas versões, leituras e interpretações para o tema que lhes foi posto. A provocação operava como metáfora para tratar questões que permeiam a problemática da identidade na contemporaneidade, caracterizada por uma sociedade heterogênea, múltipla e conflitante na qual a perda, procura e afirmação de identidades é constantemente imposta.

 

Neste sentido, [DES] RETRATOS nega a proposição inicial, pois já não se trata mais de problematizar a identidade do autor, mas, pelo contrário, propor um diálogo com o outro, com o espectador passivo, aquele ser contemplativo e, por vezes, inerte para questões atinentes à identidade que somente tornam-se um problema a partir do momento em que a mesma é questionada e isso é muito necessário, atual e urgente, nos diz o curador Marcelo Seixas.

 


Espaço


O Mural da Cultura, localizado no corredor da Ala Norte do Mercado Público, é um espaço expositivo inaugurado em agosto de 2015 que integra o programa de difusão artística da capital, a iniciativa visava à criação de novos espaços de divulgação das artes, proporcionando ao público diferentes formas de apreciação estética bem como a valorização da produção local e foi concebido para receber exposições temporárias, com a realização da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC). 


Des[Retratos] tem ainda o apoio da Câmara Criativa.


Curadoria:

 

  • Marcelo Seixas Artistas/Fotógrafos

 

 

Expositores:

 

  • Alice Schmitz Souza
  • Amanda Botelho
  • Gilma Mello
  • Leonardo Veronimo
  • Lilian Barbon
  • Maria Tereza Anater
  • Marina Kremer
  • Moalisa Correa
  • Pedro Enrico Zanquim Torres

 

 

Serviço    

O que? [DES] RETRATOS

Quando? Visitação de 20 de dezembro de 2018 a 16 de março de 2019 Seg a sex das 8h às 19h, Sábados das 9h às 14h 

Onde? Mural da Cultura – Mercado Público de Florianópolis Ala Norte (corredor principal) Rua Jerônimo Coelho, 60 – Centro, Florianópolis/SC