Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

06/08/2020 - Cultura
Exposições no Mural da Cultura são apresentadas em formato on-line

foto/divulgação: Obra de José Carlos da Rocha

Nega Tide

Em tempos de isolamento social devido a pandemia da Covid-19, a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes apresenta no formato on-line as duas exposições do Mural da Cultura, espaço no Mercado Público que tem o objetivo de divulgar as produções em artes visuais de artistas residentes em Florianópolis. As mostras foram selecionada pelo Edital 007/FCFFC/2019 e podem ser conferidas no Instagram oficial da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes  (@fundacaofranklincascaes).

 “Nega Tide: samba no pé”, de Rocha (José Carlos da Rocha)

Nesta exposição, Rocha faz homenagem a uma das mais premiadas musas do carnaval: Nega Tide, a Erotides Helena da Silva, a relíquia do Morro do Céu. Sua dedicação pelo samba tornou-a um símbolo, uma expressão social e um patrimônio cultural do Carnaval de Florianópolis.

 

“Desde a minha juventude, sempre tive a oportunidade de vê-la e assistir a esse ícone histórico de desvelo à arte de sambar com tanta delicadeza, sensualidade, paixão e amor. Só depois de longos anos, tive a oportunidade de conversar pessoalmente com ‘Nega Tide’, numa sala de quimioterapia no Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), onde minha esposa também se medicava. Nesse tangenciamento de encontros de vidas e diálogos, questionei se ela tinha seu retrato pintado por um artista. Como o “não” foi a resposta, surgiu minha promessa de fazê-lo, como artista, como seu admirador e como registro para a história e a cultura. Assim, apresento como homenagem cumprida, seu retrato em encáustica, de um momento congelado do seu sorriso que encantava a todos e que moveu o samba, o qual a consagrou como a Eterna Cidadã Samba de Florianópolis”, destaca o artista.

 

José Carlos da Rocha é artista visual e pesquisador; atualmente faz Doutorado em Artes Visuais (CEART/UDESC). Realizou diversas exposições coletivas, dentre elas podemos citar a 1a Bienal Black Brasil Art, na Galeria de Arte do Mercado Público, em Florianópolis/SC; 9º Encontro Internacional de Aquarelistas, em Paraty/RJ;  e  II Mostra de Arte Contemporânea Lote 7 – Museu Hassis, também em Florianópolis/SC. Das mostras individuais destacamos: "Vitrine Eu sou Fã!", no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MISC) e "ALTERRETRATO”, realizada na Nacasa –Coletivo Artístico, ambas em Florianópolis/SC. Rocha é natural de Maracajá/SC e reside na capital catarinense.

 "Corpo veste mundo", de Leticia Ichnaz

Leticia Ichnaz apresenta uma série de fotos produzida em colaboração com a bailarina Natália Sampaio, que propunha um exercício de fazer-se parte do movimento dos tempos da natureza (o tempo do vento, o tempo do crescimento das plantas, o tempo do movimento da areia, e o distempo do corpo humano).

 

Entre fluxos de consciência, as fotos falam dos limites e das relações entre corpo e natureza, entre dança e técnica e a desordem rizomática do crescer das plantas. Diálogo dos limites entre as matérias e suas ausências, daquilo que compõe a natureza humana, e a entidade da matéria. Uma bailarina desobediente, que profana as sapatilhas e o movimento ordenado para oscilar entre as inconstâncias de um pisar sem narrativas.

 

Leticia Ichnaz é artista multimídia autodidata, utiliza diversificadas experimentações sensoriais para instalações videográficas e fotografias. Natural de Tubarão – SC, pensa e experimenta a fotografia desde os 12 anos como arte autorretrato e arte como experiência no e do corpo. Expõe suas produções desde 2013, enfatizando o próprio fazer fotográfico como o central nas suas composições cotidianas, transformando o processo artístico na vida mesma de suas imagens, disturbando a lógica da produção para exposição. Já trabalhou com arte-performance e em parceria com outros artistas. Atualmente mora em Florianópolis/SC, trabalhando com ensaios fotográficos e arte visual. 

 Serviço: 

 O quê: Exposições “Nega Tide: samba no pé”, de Rocha (José Carlos da Rocha)  |  "Corpo veste mundo", de  Leticia Ichnaz    

Onde: Instagram oficial da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes - @fundacaofranklincascaes


galeria de imagens