Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

04/07/2017 - Cultura
Emoções inspiram exposição na Galeria Vecchietti
Com pinturas de Tuca Stangarlin, mostra "Quando meu Coração Sangra" será aberta nesta quarta-feira (5), às 19 horas

foto/divulgação: Tuca Stangarlin

Pintura em acrílico sobre tela

Emoções que envolvem dramas familiares ganham representação simbólica na exposição “Quando meu Coração Sangra”, reunindo pinturas do artista Tuca Stangarlin. Resultado de um trabalho gestual intenso e carregado de cores, a mostra será aberta nesta quarta-feira (5), às 19 horas, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, espaço expositivo da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes. A entrada é franca.

 

Composta por obras que traduzem momentos sensíveis das relações interpessoais, a exposição reúne pinturas que mesclam o delicado das transparências e aguadas, com a energia da tinta jogada sobre a tela, formando diferentes camadas. As pinturas são apresentadas ao público como resultado de um trabalho fortemente gestual que utiliza, entre outras técnicas, a lavagem com jatos d’água.

 

Por meio de intervenções na tela, de forma enérgica ou delicada, Stangarlin carrega nas cores angústias e sofrimentos que criam um mosaico de relatos sensoriais. O projeto é livremente inspirado no processo terapêutico "Constelações familiares", onde os participantes expõem, aceitam e entendem os dramas vividos em relações afetivas, e buscam a transmutação de suas cicatrizes emocionais. “A obra é como um palco onde se desenvolvem ações relativas às questões psicológicas de relacionamento; vira o espelho que traduz o aprendizado emocional e traz o entendimento”, explica o artista.

 

A mostra “Quando meu Coração Sangra” pode ser visitada gratuitamente até dia 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas. O agendamento de grupos para visitação pode ser feito pelo e-mail galeria.municipal@gmail.com ou pelo telefone (48) 3333-9743. Gerida pela Fundação Franklin Cascaes, a Galeria de Arte Pedro Paulo Vecchietti integra a estrutura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude.

 

O artista

 

Nascido na cidade de São Gabriel (RS), Tuca Stangarlin graduou-se nos cursos de desenho e gravura pela Faculdade de Artes Plásticas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi professor de gravura na UFRGS entre os anos de 1992 e 1994, além de ministrar diversas oficinas de pintura, em sua escola e no atelier livre da prefeitura de Porto Alegre. Há mais de uma década residindo em Florianópolis, atualmente dedica-se em tempo integral à pintura.

 

Em sua trajetória artística, realizou diversas exposições individuais na Galeria Macunaíma (Funarte), anexa ao Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro (RJ). Merecem destaque também as mostras “Toloméia”, apresentada no Paço das Artes, na USP, São Paulo (SP), e “Olhos que Não Veem”, realizada em Curitiba e no MAC-RS (Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre). 

 

Serviço:

 

O quê: Exposição “Quando meu Coração Sangra”, de Tuca Stangarlin

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vacchietti

          Praça XV de Novembro nº 180, Centro – Florianópolis

Quando: quarta-feira (5) – 19h / abertura

           Visitação até 31 de julho, de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas

Quanto: gratuito

Informações: 3333-9743 (Galeria Vecchietti)