Órgãos

Fundação Franklin Cascaes



  • Banner: Página do Facebook
  • Banner: Edital de Seleção de Projetos Culturais
  • Banner: Fundação Franklin Cascaes - 30 anos
  • Banner: Inscrições 7ª Conferência Municipal de Cultura
28/08/2017 - Cultura
Galeria Pedro Paulo Vecchietti expõe obras da artista Silvana Macêdo
As mostras Entranhas e Mácula seguem até 29 de setembro e a visitação é gratuita

foto/divulgação: Divulgação Exposição

Galeria Pedro Paulo Vecchietti expõe obras da artista Silvana Macêdo

A Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e o Memorial Meyer Filho recebem a partir do dia 05 de setembro, às 18h30, duas séries de trabalhos da artista Silvana Macêdo, Entranhas e Mácula, conjunto de pinturas a óleo e acrílico sobre tela, obras em nanquim sobre papel e gravuras em metal. A curadoria de Juliana Crispe reúne uma produção de caráter autobiográfico que aproxima arte, ciência e natureza, questão que move e inspira a artista.

 

As duas exposições contam com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Fundação Cultural Franklin Cascaes e da Galeria de Arte Municipal Pedro Paulo Vecchietti, e do Memorial Meyer Filho.

 

As mostras Entranhas e Mácula têm na gênese um traço intimista, o corpo como pulsão de autoconsciência do sujeito. Num processo psicológico de transformação, a artista converte vicissitudes em arte.

 

A Artista

 

Nascida em Goiânia em 1966, moradora da Ilha de Santa Catarina desde 2004, onde atua como professora do Departamento de Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina, ela pinta, grava e transita em multimeios, pesquisa telepresença, tecnologias novas e antigas para apresentar videoinstalações.

 

Estuda o diálogo entre a arte contemporânea, ciência, natureza e tecnologia, o tema de seu doutorado (2003), na Northumbria University, Newcastle Upon Tyne, no Reino Unido. Aprofundou suas pesquisas sobre tecnologia de telepresença em seu trabalho de pós-doutorado na Universidade de Caxias do Sul, em 2005.

 

Desde então desenvolve projetos artísticos que envolvem o uso de tecnologias novas e antigas, high e low tech, sobre a temática do meio ambiente. Mais recentemente pesquisa sobre maternalismos contemporâneos, com foco em debates feministas, abordagem usada no pós-doutorado iniciada na Glasgow School of Art, Escócia (2014), em andamento no Departamento de Artes Visuais (DAV/Ceart/Udesc). Professora efetiva do DAV desde 2006, professora do PPGAV, Udesc, atua nas áreas de pintura, multimeios, instalação multimídia e artes midiáticas.

 

Entre os trabalhos mais recentes, duas séries fotográficas e uma videoinstalação integram o projeto de pesquisa intitulado O Poder Materno e a Arte Contemporânea com o qual investiga a representação do maternal na arte contemporânea e sua relação com debates feministas.

 

Sua produção realizada no Reino Unido, voltada aos multimeios, é inédita em Santa Catarina. Algumas das obras criadas naquele país poderão ser vistas pela primeira vez em novembro, no MIS/SC (Museu da Imagem e do Som), em Florianópolis. A exposição Intraduzível reunirá trabalhos colaborativos realizados com a artista finlandesa Henna Asikainen, que conheceu na Inglaterra em 1997 quando estudou na Northumbria University, Newcastle, além do compositor Frederico Macêdo e o astrofísico Reza Tavakol.

 

Serviço

O quê: Entranhas e Mácula, mostra de Silvana Macêdo

Quando 5.9.2017, 18h30 (abertura). Até 29.9.2017; seg. a sex., 13 às 19h

Onde: Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Memorial Meyer Filho, praça 15 de novembro, n° 180, centro, Florianópolis, tel.: 3333-9743

Quanto: Gratuito




Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.